Inteligência Artificial

Criadores do ChatGPT desafiam Google com ferramenta própria de pesquisa

Informações foram divulgadas pelo site The Information na noite desta quarta-feira

ChatGPT: novo mecanismo de pesquisa poderia ainda utilizar a estrutura do Bing, plataforma da Microsoft. (Kenneth Cheung/iStockphoto)

ChatGPT: novo mecanismo de pesquisa poderia ainda utilizar a estrutura do Bing, plataforma da Microsoft. (Kenneth Cheung/iStockphoto)

Publicado em 15 de fevereiro de 2024 às 05h58.

Última atualização em 15 de fevereiro de 2024 às 08h15.

A OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, estaria desenvolvendo um serviço de pesquisa online para competir diretamente com o Google, segundo uma reportagem do site The Information. Ainda não está claro se o serviço seria integrado ao ChatGPT ou lançado de forma independente. A OpenAI não se pronunciou sobre o assunto.

O novo mecanismo de pesquisa poderia ainda utilizar a estrutura do Bing, plataforma da Microsoft. A empresa fundada por Bill Gates luta há décadas para aumentar sua participação no mercado de buscadores online, e uma colaboração com a IA pode apimentar a competição. A Microsoft tem investido na OpenAI e tem integrado IA em produtos como Bing Chat. 

Ao somar as forças das duas empresas, a ferramenta de busca da OpenAI pode adotar uma abordagem baseada em conhecimento que ultrapassa os mecanismos de busca tradicionais, que são focados apenas em palavras-chave e links.

Um possível produto da OpenAI não seria o primeiro buscador online a usar IA. A ferramenta "Browse For Me" do Arc Search, disponível para iOS, já utiliza esses recursos para apresentar uma busca personalizada para usuários. O app analisa seis sites diferentes sobre um assunto, criando um texto baseado no resultado. 

Acompanhe tudo sobre:OpenAIChatGPTGoogleMicrosoft

Mais de Inteligência Artificial

Google investe em startup japonesa para ampliar presença do Gemini no país

China quer rever compra da Manus pela Meta por receio de perda de talentos

Não é o ChatGPT: o negócio nos bastidores que rende bilhões à OpenAI

Como o Pikachu ajuda a sua inteligência artificial favorita a ficar melhor