Tecnologia

Cresce influência da internet sobre as vendas reais

Pesquisa da DRG, consultoria americana especializada em comércio eletrônico, mostra que consumidores utilizam mais a internet para obter informações sobre produtos desejados, do que para comprá-los

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h27.

O poder da internet em influenciar compras no mundo real está crescendo mais rápido do que as transações feitas online. A conclusão é de pesquisa da DRG, consultoria americana especializada em comércio eletrônico. Segundo o estudo, as vendas online nos Estados Unidos aumentaram 14,34% entre o segundo trimestre de 2003 e o mesmo período de 2004, enquanto as vendas offline (feitas no mundo físico) influenciadas pela Internet subiram 31,32%.

Em valores, as transações virtuais passaram de 93,1 bilhões de dólares para 106,5 bilhões no período comparado. Já as vendas realizadas no varejo tradicional, mas influenciadas pelos sites, aumentaram de 137,6 bilhões para 180,7 bilhões. Segundo a DRG, a influência da internet sobre as vendas offline refere-se ao uso dessa ferramenta, pelos consumidores, para pesquisar sobre produtos e serviços nos quais estão interessados (leia também reportagem de EXAME sobre Barry Diller, o rei do comércio eletrônico).

Comparando-se o montante gasto em vendas online com o faturamento nas lojas convencionais, a DRG conclui que, para cada 1 dólar gasto do primeiro modo, outro 1,70 é desembolsado offline, após pesquisas na internet.

Uma pesquisa anterior, realizada pela Online Publishers Association (OPA), indicou que 76% dos consumidores americanos preferem pesquisar na internet sobre os produtos que desejam adquirir, contra 21% que não têm preferência entre métodos online ou offline e 3% que preferem somente o modo tradicional de pesquisa desconectados da rede. O que a pesquisa da DRG mostra de novo é que, embora prefiram buscar informações pelo computador, na hora de efetuarem a compra, a opção é ir à loja e adquiri-lo no mundo real.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Zuckerberg critica falta de inovação da Apple: "Não sei se estão vendendo mais iPhones"

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores