Tecnologia

Copa do Mundo deve impulsionar o uso da internet

Aumento dos usuários de banda larga e horário dos jogos criarão maior demanda por conteúdo online durante o campeonato mundial, diz Ibope/NetRatings

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h40.

A Copa do Mundo deve impulsionar o uso da internet no Brasil, segundo o Ibope/NetRatings. "A televisão ainda será o meio mais usado para acompanhar os jogos ao vivo, mesmo pelos internautas. Mas o horário das disputas deve gerar um grande aumento no uso da rede antes e depois de cada partida, mesmo no ambiente de trabalho", afirma Marcelo Coutinho, diretor-executivo do Ibope Inteligência.

Segundo Coutinho, o crescimento da audiência dos sites esportivos deve ser o principal destaque da internet no primeiro semestre. A expansão será favorecida, ainda, pelo aumento dos usuários de banda larga no Brasil. Entre junho de 2002 e dezembro de 2005, os assinantes de banda larga subiram de 1,5 milhão para 7,4 milhões de pessoas.

O aumento da audiência de sites esportivos já foi verificado na Copa do Mundo de 2002, quando a visitação subiu 40% no período da competição. Coutinho lembra que o resultado foi obtido mesmo com dois fatores desfavoráveis - a menor difusão da banda larga no país, à época, e o horário dos jogos - já que a Copa foi realizada no Japão e na Coréia do Sul. No ano passado, 3,2 milhões de usuários residenciais acessaram sites esportivos, o que representou um crescimento de 43% sobre 2004.

Em janeiro, os brasileiros gastaram, em média, 18 horas navegando na internet. O tempo foi praticamente o mesmo do de dezembro - 17 horas e 58 minutos -, mas foi suficiente para manter o país na liderança do uso residencial da rede. O período de férias acarretou um pequeno recuo do número de usuários ativos, que somaram 12,03 milhões, contra 12,2 milhões em dezembro. O número de domínios ".br" cresceu para 866 969, ante os 858 596 verificados no mês retrasado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Coração artificial de titânio é implantado pela primeira vez em um humano

Conheça a WikiFauna, as criaturas fantásticas que mantêm a Wikipedia viva

Aplicativos de namoro perdem popularidade enquanto solteiros buscam experiências offline

Google aposenta Chromecast e lança TV Streamer com IA

Mais na Exame