Na mão: Smartphone LG G3
Aparelho tem hardware potente e recursos exclusivos da fabricante
Da Redação
Publicado em 27 de maio de 2014 às 16h22.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h52.
De acordo com a fabricante, a simplicidade é a nova inteligência. Portanto, o novo smartphone topo de linha LG G3 foi projetado para ser o mais simples possível de ser usado. Sucedendo o LG G2, o novo aparelho tem sistema Android 4.4.2 KitKat e tem como alvos concorrentes como o Samsung Galaxy S5, o Sony Xperia Z2 e o iPhone 5s. Junto à câmera com autofoco a laser, o smartphone também conta com uma Câmera Selfie (pois é, a LG não chama mais o componente de câmera frontal) com uma quantidade considerável de megapixels. Leia a seguir as nossas primeiras impressões sobre o LG G3.
A LG foi criticada pela carcaça de plástico usada em seus dispositivos móveis, por isso, no LG G3 a empresa optou por usar uma camada metálica que parece e passa a sensação de ser de metal, mas, na verdade, é bastante leve. A companhia diz que o aparelho é resistente a riscos, mas não tem a habilidade de regeneração do G Flex. O chamado Smart Button está presente. Com esse botão, localizado na parte traseira perto da câmera principal, é possível desbloquear a tela e alterar o volume do aparelho. Esse recurso é importante, especialmente em aparelhos com displays grandes. Ele pesa 149g e conta com o chamado "design em arco flutuante. Nós realmente não sabemos o que isso significa, mas o aparelho é certamente muito confortável de segurar e o botão na parte traseira torna o produto mais prático. Ao contrário do Sony Xperia Z2 , não há impermeabilização no smartphone.
O LG G3 ostenta um display Quad HD de 5,5 polegadas, que a fabricante descreve como o tamanho ideal para um smartphone - não muito grande, mas grande o suficiente para produzir uma ótima imagem sem drenar a bateria. Ele provavelmente vai continuar a ser grande demais para alguns. A resolução é de 2560 x 1440p, significa que a densidade é de 538 pixels por polegada. Como seria de se esperar, a tela IPS parece ótimo e tem excelentes ângulos de visão, exibindo imagens claras e brilhantes.
Assim como no LG G2, basta bater na tela para que o smartphone seja despertado, algo útil especialmente quando o aparelho estiver sobre uma superfície plana, já que os botões de desbloqueio de tela são na parte de trás do produto. Há um novo teclado inteligente cuja altura pode ser ajustada de modo que haja menos espaço entre o teclado e a área em que aparecem as palavras digitadas. Se você cometer um erro, basta pressionar a barra de espaço por um período mais longo que o normal e você terá um cursor de rolamento para selecionar o ponto da frase que precisa de edição. Quanto à segurança, a LG tem alguns truques na manga. Além do Knock Code, que permite usar um padrão de batidas na tela em vez dos tradicionais desenhos ou senhas numéricas, há um recurso de bloqueio de conteúdo que permite que você mantenha fotos e vídeos escondidos e há ainda um Kill Switch, com o qual é possível desabilitar o seu G3 remotamente.
O aparelho tem processador Qualcomm Snapdragon 801 com clock de 2,5 GHz e CPU quad cor e 3GB de RAM. Com essa configuração, o smartphone funciona muito bem e não tivemos nenhum problema na interface. Ele também se mostrou muito rápido para carregar na tela inicial.
O G3 tem a mesma câmera traseira que captura imagens com 13MP, assim como o G2, mas agora há uma tecnologia de autofoco a laser. A unidade de detecção a laser na parte posterior do telefone vem da tecnologia robô aspirador do fabricante. Ela é capaz de medir o tempo que leva para o laser para viajar entre o smartphone e o objeto que você está fotografando. De acordo com a LG, o foco automático leva apenas 0,276 segundo para realizar esse processo. Já a Câmera Selfie de 2.1MP apresenta um aumento qualidade, visto que a LG estima que a maioria das selfies são tiradas em ambientes escuros. Há uma grande abertura para deixar entrar muita luz, além de um ângulo de captura de 77 graus otimizado para que você não fique fora do enquadramento sem querer. Além do mais, você pode tirar selfies usando gestos feitos com as mãos.
O G3 tem uma bateria com uma capacidade respeitável de 3.000 mAh, e o aparelho também é habilitado para carregamento sem fio. A tecnologia da LG chamada de 3A Optimization faz uso de uma taxa de quadros de adaptação, uma taxa de clock da CPU adaptativa e de um controle de tempo de adaptação do LCD, a fim de economizar energia.
À primeira vista, o G3 parece ser mais um smartphone Android muito importante para o mercado mundial. O botão traseiro que provou ser tão popular no G2 ainda parece ser o caminho a seguir quando se trata de lidar com aparelhos maiores, enquanto o corpo do aparelho com uma camada de metal passa uma ótima sensação ao usuário, sem tornar o produto muito pesado. Também apreciamos a melhoria na câmera frontal do G3, desculpe Câmera para Selfies.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Mais na Exame
Inteligência ArtificialIA generativa recorre a livros para crescer