Tecnologia

Conheça o projeto do carro impresso em 3D que deve ser lançado ano que vem

O projeto Reload Redacted foi o ganhador de um concurso promovido pela montadora Local Motors

Carro 3D (Divulgação/Local Motors)

Carro 3D (Divulgação/Local Motors)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2015 às 14h04.

A montadora norte-americana Local Motors revelou esta semana o projeto ganhador do seu concurso de design para carros impressos em 3D, o Project Redacted, lançado em maio, que contou com 60 inscrições. O projeto ganhador, chamado de Reload Redacted – Swim and Sport foi desenhado pelo engenheiro mecânico Kevin Lo, 39 anos, premiado com a quantia de 7 500 dólares.

Com uma base típica de um skate e partes removíveis, o Reload Redacted pode ser customizado em diferentes estilos, como as duas versões mostradas no vídeo abaixo, o Swim (estilo buggy de praia) e o Sport (estilo carro esporte). O chassi acomoda o sistema de transmissão, a bateria, a direção e a suspensão, e o carro também possui alto falantes externos para o sistema de som. O corpo dos dois veículos conceituais é o mesmo.

De acordo com a Local Motors, além do design diferenciado, o Reload Redacted foi escolhido por refletir os benefícios da técnica conhecida como Direct Digital Manufacturing (fabricação digital direta, ou DDM), porque é um automóvel totalmente customizável.

"Os fabricantes de automóveis têm produzido peças da mesma maneira há mais de 100 anos. Agora temos a tecnologia para tornar o processo e produtos melhores e mais rápidos ligando o online e o offline através da DDM”, disse John B. Rogers, CEO da Local Motorsem em um comunicado.

Lo, que trabalha para a empresa de tecnologia HP, fez o desenho digital do carro em três semanas. Ele disse que sua ideia era construir uma estrutura de fibra de carbono (que abrigaria a bateria, motores, chassis e rodas) para poder adicionar o corpo que quisesse sobre ela. “Em dez anos, todo mundo estará dirigindo um carro que utiliza impressão 3D”, disse Lo ao jornal Mashable.

O carro que a Local Motors pretende lançar já no começo de 2016 será produzido como Low Speed Eletric Vehicle (veículo elétrico de baixa velocidade, ou LSEV na sigla em inglês) e vendido com preços entre 18 000 e 30 000 dólares. Mas a empresa afirma que uma versão mais veloz estará disponível antes de 2017.  

De acordo com a Fox News, os compostos do chassi e as demais partes serão produzidas por uma máquina de impressora 3D do tamanho de um aposento, que foi desenvolvida em parceria com a Oak Ridge National Laboratory, o laboratório de ciência e tecnologia controlado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos. A produção começará em um espaço em Knoxville, no estado de Tennessee, mas a Local Motors espera expandir a produção para outros locais. Para larga escala, seriam necessárias centenas ou dezenas de máquinas.

Esse é o segundo passo da Local Motors nessa direção: em setembro do ano passado, a empresa apresentou o primeiro carro do mundo impresso em 3D, o Strati, durante o evento International Manufacturing Technology Show, em Chicago. O carro elétrico de dois lugares foi impresso em apenas 44 horas (assista ao vídeo aqui). Atualmente, produz outros carros de fabricação convencional, como o Rally Fighter, lançado em 2011.

A empresa afirma que o concurso foi criado com o objetivo de desafiar a comunidade de cocriação para imaginar e desenhar a próxima geração de carros impressos em 3D “prontos para a estrada”. Enquanto o atual modelo Rally Fighter leva dias para ser construído, o carro em 3D, com menos componentes (o Strati tinha 50 itens, além da parte elétrica), deve ficar pronto mais rapidamente, ainda que a velocidade da impressão 3D seja um ponto a ser melhorado.   

Segundo Lo, a sua ideia é diferente do Strati por oferecer mais segurança. Em caso de colisão, por exemplo, qualquer parte do carro poderá ser removida e reproduzida, enquanto que o Strati é constituído de um corpo único.

Características do Swim e do Sport como potência, velocidade e autonomia ainda não foram revelados, mas a Local Motors pretende apresentar seu modelo comercial pronto durante a feira Specialty Equipment Market Association, que acontece em Las Vegas em novembro.

Assista ao vídeo para conhecer o projeto Reload Redacted:

https://youtube.com/watch?v=C_FYIt232HU

Fonte: Local  Motors e Fox News

Acompanhe tudo sobre:3DAutoindústriaCarrosCarros elétricosINFOVeículos

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA