EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h24.
As compras eletrônicas do setor público atingiram 4 bilhões de reais no ano passado. A cifra é 215% superior aos 1,27 bilhão registrados em 2004 e representou 3,5% do total de bens e serviços adquiridos pela União, estados e municípios no período. O percentual também representa um aumento da participação das licitações online sobre 2004 - ano em que essa modalidade de compra respondeu por 1,2% do total de transações do governo.
Para Cid Torquato, diretor-executivo da Camara-e.net, o aumento das licitações online foi motivado, entre outros, por medida legais, como o decreto 5.450/05, que tornou o pregão obrigatório nas compras de bens e serviços comuns, como material de escritório. O decreto ainda assinala que a preferência deve ser dada ao pregão eletrônico.
Segundo a pesquisa divulgada nesta terça-feira (14/3), dezembro foi o mês com maior volume de compras online pelo poder público - 1,1 bilhão de reais. A cifra correspondeu a 4,4% do total de compras dos três níveis de governo no mesmo mês. Em segundo lugar, vem novembro, com 521,8 milhões de reais, 2,7% do total licitado naquele mês.