Redação Exame
Publicado em 19 de dezembro de 2025 às 14h16.
Última atualização em 19 de dezembro de 2025 às 14h20.
O serviço de infraestrutura de internet Cloudflare enfrenta instabilidade desde a manhã desta sexta-feira, 19.
A empresa confirmou em sua página de status que investiga "problemas intermitentes de desempenho de rede" e que clientes podem observar "erros inesperados". O registro foi publicado às 15h06 UTC (12h06 no horário de Brasília).
Segundo relatos de usuários no site de monitoramento Downdetector, os primeiros problemas começaram a ser registrados por volta das 8h (horário de Brasília).
Por volta das 9h, a plataforma já contabilizava mais de 400 reclamações relacionadas a falhas no funcionamento do serviço.
Com a instabilidade, outros sites e plataformas que dependem da Cloudflare também apresentaram dificuldades de acesso, entre eles o YouTube e serviços do Google — um efeito em cadeia já observado em episódios anteriores neste ano.
A Cloudflare fornece infraestrutura para aproximadamente 20% do tráfego global da internet, incluindo proteção contra ataques DDoS, distribuição de conteúdo e serviços de DNS. Quando a empresa enfrenta problemas, o impacto tende a ser amplo.
Este é o terceiro incidente significativo da Cloudflare em menos de dois meses.
Em 18 de novembro de 2025, a rede sofreu interrupção causada por bug no sistema de Bot Management, que afetou plataformas como X (Twitter), ChatGPT, Spotify e Canva.
Em 5 de dezembro, nova falha impactou aproximadamente 28% de todo o tráfego HTTP servido pela empresa por cerca de 25 minutos Cloudflare, derrubando sites como LinkedIn e Zoom.