Tecnologia

Clima contribui para aumento da produção de grãos, diz ministro

Segundo o ministro, os agricultores incorporaram tecnologia que dá mais qualidade à produção, e o preço dos grãos está em bom patamar

Neri Gueller (Elza Fiuza/Agência Brasil)

Neri Gueller (Elza Fiuza/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2014 às 09h58.

As boas condições do clima no Centro-Oeste podem aumentar ainda mais a produção de grãos no país, de acordo com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller. A expectativa oficial de produção de grãos da safra 2013/2014, divulgada hoje (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é 191,2 milhões de toneladas. Mas o ministro acredita que esse número pode chegar a 195 milhões de toneladas.

Segundo o ministro, os agricultores incorporaram tecnologia que dá mais qualidade à produção, e o preço dos grãos está em bom patamar. "É uma expectativa que eu tenho, mas não é oficial. Vamos continuar acompanhando", destacou Geller.

O presidente da Conab, Rubens Rodrigues do Santos, disse que - apesar de os primeiros levantamentos oficiais terem sido "um pouco melhor" do que o atual - haverá recorde na produção da safra 2013/2014. "Com certeza, vamos ter recorde, graças à soja."

De acordo com o levantamento da Conab, o aumento da produção em relação à safra passada será 1,4% ou o equivalente a 2,6 milhões de toneladas.

A cultura do trigo, no levantamento, apresenta incremento de 24,5% (mais de 1,35 milhão toneladas) em relação à safra passada, atingindo 6,9 milhões de toneladas. A soja deve ter crescimento de 6,2% ou 5,1 milhões de toneladas, atingindo 86,6 milhões de toneladas. O arroz também contribuiu para alta, com aumento de 6,9% (812,6 mil toneladas), elevando-se a mais de 12,6 milhões de toneladas nesta safra. O feijão total cresceu 26,8% (752,6 mil toneladas), chegando a 3,6 milhões de toneladas.

Já o milho total (primeira e segunda safras) sofreu redução de 7,7% (6,3 milhões de toneladas), devendo ser colhidas 75,2 milhões de toneladas. No ano passado, a produção chegou a 81,5 milhões de toneladas. A primeira safra caiu 9%, totalizando 31,5 milhões de toneladas e a segunda, 6,8%, alcançando 43,8 milhões de toneladas.

O total destinado ao plantio de grãos deve chegar a 56,3 milhões de hectares, com uma alta de 5,1% se comparado à área de 53,6 milhões de hectares da última safra. A soja cresce 8,3%, passando de 27,7 para 30,1 milhões de hectares. Outras culturas que ampliaram a área plantada foram: trigo (15,2%), arroz (1,1%), feijão total (9,4%), algodão (22,2%), mamona (21,6%), girassol (96,3%) e amendoim total (10%).

Segundo a Conab, para o levantamento, foram ouvidos representantes de órgãos públicos e privados das principais regiões produtoras de grãos do país, no período de 22 a 25 de abril.

Editor Talita Cavalcante

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilMeio ambienteClimaINFO

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs