Tecnologia

Clássico site do Pudim é alvo de suposto ataque em massa do Estado Islâmico

Responsáveis pela invasão parecem ser os hackers Moroccanwolf e Abdellah elmaghribi, que têm no histórico ataques a centenas de sites

pudim (Reprodução)

pudim (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2015 às 15h59.

Conhecido pela internet brasileira por sua simplicidade, o site Pudim.com.br foi alvo de uma aparente invasão. Agora, em vez de exibir a tradicional foto de um pudim, a página mostra a imagem de um guerrilheiro e os dizeres “ISLAMIC STATE HACKERS”, ou hackers do Estado Islâmico – o que leva a crer que o endereço é mais um dos atingidos pelo grupo radical ISIS.

Pelo que mostra a assinatura, os responsáveis pela invasão parecem ser Moroccanwolf e Abdellah elmaghribi, dois hackers que têm lá seu nome pela web. O primeiro invadiu, só nesta quinta-feira, mais de 60 páginas brasileiras, trocando as interfaces pela mesma imagem do guerrilheiro. O segundo, por sua vez, parece ter participado recentemente do ataque ao site de um time amador inglês, exibindo na página mensagens de suporte ao islamismo.

Pela página de moroccanwolf no Zone-H, o ataque ao Pudim.com.br parece ser parte de um “mass defacement” – ou seja, invasões massivas que alteram a interface de diversas páginas, no caso substituindo todas elas pela imagem do soldado. Essa sequência de modificações parece ter começado no dia 2 de abril, pode ter afetado mais de 700 sites e provavelmente teve origem em alguma vulnerabilidade no sistema operacional ou no servidor Apache.

Em relação ao site da sobremesa, não dá para saber se o responsável pelo domínio foi notificado ou mesmo se pretende tomar alguma providência. Páginas aparentemente ligadas à montadora Fiat, por sua vez, como a novofiatpunto.com.br, o foram tiradas do ar e devem ter o index problemático substituído antes de voltarem a funcionar.

Acompanhe tudo sobre:HackersINFO

Mais de Tecnologia

HBO 'revela' identidade do criador do bitcoin; acusado nega e critica falhas na tese

Zoom anuncia avatares digitais realistas; recurso enfrenta riscos de gerar deepfakes

Amazon investe em automatização e venda presencial para atrair mais clientes

Tencent se aproxima da meta anual de recompra de US$ 12,9 bilhões com nova aquisição