Exame Logo

5 aplicativos que dão mais poder ao GPS do iPhone

O receptor de GPS do iPhone pode se tornar muito mais útil se você instalar bons aplicativos de navegação. Conheça cinco deles

TomTom Brasil (Reprodução)

Maurício Grego

Publicado em 26 de fevereiro de 2011 às 08h39.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h36.

Diferentemente do Google Maps incluído no iPhone, o aplicativo da Tom Tom mantém uma coleção de mapas do Brasil na memória do iPhone. Assim, você pode usá-lo mesmo que não haja sinal de celular na área. Além disso, ele fornece instruções em voz alta, algo essencial no trânsito. Os mapas não são perfeitos, mas são suficientes para achar o caminho na maioria das cidades sem grandes problemas. Se você não gostar do caminho sugerido pelo aplicativo, é fácil fazer mudanças na rota. O programa se comunica com o Tom Tom Map Share, uma base de dados na internet com atualizações feitas por usuários. Isso ajuda na correção de algumas falhas nos mapas. O preço, 49,99 dólares, é alto para os padrões da App Store. Mas é muito menos do que custa um bom navegador GPS.
  • 2. Waze

    2 /5(Reprodução)

  • Veja também

    Curiosa alternativa gratuita para navegação com instruções faladas, o Waze é um aplicativo comunitário, que vai sendo abastecido de informações pelos próprios motoristas. Quando alguém se desloca numa área ainda não cartografada, ele registrando o caminho percorrido, que passa a fazer parte do mapa. O usuário pode ir ao site do Waze na web para informar o nome das ruas ainda não identificadas. Também é possível comunicar-se com outras pessoas para trocar informações. Fora isso, o aplicativo avisa sobre radares de fiscalização e informa a velocidade média em trechos congestionados. Há, ainda, um componente lúdico: conforme contribui para a base de dados, o usuário ganha pontos e vai sendo promovido de categoria. Como é fácil perceber, o programa só é útil em cidades onde já existe um número razoável de usuários. Em São Paulo, ele funciona surpreendentemente bem, ao menos nos  bairros mais centrais.
  • 3. MotionX GPS

    3 /5(Reprodução)

  • Útil para quem pratica esportes como vela, canoagem e caminhadas em trilhas, o MotionX GPS transforma o iPhone num GPS técnico. Ele fornece informações como posição, velocidade, rumo e tempo estimado de chegada. Também permite baixar mapas de vários tipos – como de estradas, náutico ou topográfico – e traçar um percurso neles. O usuário pode registrar waypoints e rotas e pode trabalhar com variados sistemas de coordenadas. Também é possível associar uma foto a um waypoint. O programa tem uma versão gratuita chamada MotionX GPS Lite, mas ela permite registrar apenas três waypoints, além de ter outras limitações. Para uso regular, é melhor adquirir a versão completa, que custa 0,99 dólar. É quase de graça. A única ressalva é que os muitos recursos exigem algum esforço de aprendizado.
  • 4. Apontador Trânsito

    4 /5(Reprodução)

    Este aplicativo simples e gratuito pode ser bastante útil ao dirigir em São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte. Ele fornece informações sobre o trânsito nos principais corredores de tráfego dessas cidades. É possível ver uma lista com a situação em cada trecho ou um mapa, onde as cores indicam se o trânsito flui normalmente ou está congestionado. A exibição de mapas nem sempre acontece como deveria. Mas, nessas situações de falha, é geralmente possível consultar a lista. O programa também mostra imagens de câmeras instaladas no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Recife; e em algumas (poucas) estradas do estado de São Paulo. O usuário pode marcar os locais onde passa com mais frequência como favoritos e até configurar o aplicativo para exibi-los assim que ele é acionado.
  • 5. TideApp

    5 /5(Reprodução)

    Dirigido aos praticantes de esportes aquáticos, o TideApp é um prático calculador de marés, muito útil na hora de planejar um passeio de barco. O aplicativo informa o nível da maré, os horários do nascer e do por do sol e da lua. É possível obter uma previsão de maré em qualquer data e praticamente em qualquer lugar do planeta. As variações no nível podem ser visualizadas num gráfico colorido. O usuário tem a opção de deixar que o aplicativo o localize pelo GPS ou, se preferir, pode indicar o porto mais próximo numa lista. Nela, aparece quase uma centena de portos brasileiros. Com gráficos um tanto simplórios, o TideApp parece antiquado ao lado de aplicativos com visual mais elaborado. Mas, se falta elegância, sobram utilidade e praticidade. E, além disso, é grátis.
  • Acompanhe tudo sobre:CelularesGPSIndústria eletroeletrônicaiPhoneLocalizaçãoMapasSmartphones

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame