Tecnologia

Cientistas criam aplicativo de leitura labial

O LipNet renova o funcionamento desses mecanismos, pois ao invés de se ater às palavras separadamente ele interpreta a sentença por inteiro

Smartphone: o app tem a possibilidade de potencializar o entendimento e aperfeiçoar o funcionamento dos sistemas de comandos de voz (Thinkstock/Thinkstock)

Smartphone: o app tem a possibilidade de potencializar o entendimento e aperfeiçoar o funcionamento dos sistemas de comandos de voz (Thinkstock/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2016 às 16h49.

Última atualização em 29 de novembro de 2016 às 20h53.

Aprender a ler é difícil. Exige tempo, dedicação e ouvidos sempre atentos para a fonética das palavras. Porém, mais complicado é aprender um idioma sem som.

Por isso, a leitura labial é uma linguagem tão demorada para tomar fluência e mesmo assim exige que o interlocutor fale aberto e pausadamente.

Em busca de facilitar o aprendizado e popularizar conhecimento, um grupo de cientistas de Oxford criou um aplicativo que faz leitura labial.

O LipNet renova o funcionamento desses mecanismos, pois ao invés de se ater às palavras separadamente ele interpreta a sentença por inteiro.

Dessa forma, o app tem a possibilidade de potencializar o entendimento e aperfeiçoar o funcionamento dos sistemas de comandos de voz. Para entender melhor como ele funcionará, confira o vídeo abaixo:

 

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AppsPessoas com deficiência

Mais de Tecnologia

Ministério da Justiça pede que Apple e Google criem senha biométrica para emails em smartphones

Hasbro, de brinquedos 'analógicos', vai focar agora em jogos digitais

Um dos favoritos da Geração Z, Duolingo tem trimestre robusto

Apple prepara novo Mac Mini com Chip M4, que será o menor computador da empresa

Mais na Exame