Tecnologia

Chip da Qualcomm permitirá ter 80% de bateria em 35 minutos

Tecnologia de recarga rápida não será exclusiva de modelos mais caros

Quick Charge 3.0: tecnologia de recarga rápida da Qualcomm chega em 2016 (Reprodução/YouTube/Qualcomm)

Quick Charge 3.0: tecnologia de recarga rápida da Qualcomm chega em 2016 (Reprodução/YouTube/Qualcomm)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 15 de setembro de 2015 às 19h36.

São Paulo – A Qualcomm anunciou, nesta terça-feira (15), sua nova tecnologia de recarga veloz que virá no chip para smartphones Snapdragon 820. A Quick Charge 3.0 permitirá que um aparelho tenha 80% de carga na bateria após passar 35 minutos na tomada.

De acordo com a empresa, a novidade e outras melhorias tornam o chip 38% mais eficiente em termos energéticos do que um Snapdragon com Quick Charge 2.0, como o modelo 805, presente no Moto Maxx, da Motorola.

Falando somente da perda de energia que se dá durante a transferência entre uma tomada e o smartphone, o Snapdragon 820 melhora 27% em relação ao anterior.

Os primeiros aparelhos com o Quick Charge 3.0 chegarão ao mercado em 2016, mas a tecnologia não é uma exclsuvidade de chips mais potentes. A Qualcomm informou que os modelos Snapdragon 820, 620, 618, 617 e 430 contarão com o método de recarga veloz.

Vale notar que, normalmente, os testes de recarga feitos por fabricantes como a Qualcomm são feitos com o smartphone desligado e usando um carregador que tem a amperagem maior do que a de um carregador comum. O Quick Charge 3.0 dá suporte para fontes de energia com voltagem entre 3,6V e 20V.

A implementação da tecnologia de recarga veloz poderá ser feita em conectores USB tipo A, micro USB, USB tipo C, bem como em conectores proprietários de fabricantes.

Em testes realizados no INFOlab, o smartphone Moto X Style – cuja bateria tem capacidade de 3.000 mAh – obteve 100% de carga após passar por cerca de uma hora ligado a uma tomada.

Como o aparelho usa a versão anterior da tecnologia de recarga da Qualcomm, quando o assunto é energia, o desempenho dos novos chips será ainda melhor em sua nova geração.

Confira o vídeo de divulgação da Qualcomm a seguir.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasSmartphonesIndústria eletroeletrônicaQualcomm

Mais de Tecnologia

WhatsApp deixa de funcionar em iPhones e Android antigos em fevereiro; veja lista

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025