Tecnologia

China acusa Estados Unidos de ciberespionagem

O relatório produzido pela China Internet Media Research Center citou informações vazadas na mídia por Edward Snowden

Espionagem (EFE)

Espionagem (EFE)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2014 às 06h35.

A China pediu nesta terça-feira que os EUA parem com o que chamou de inescrupulosa ciberespionagem. O governo chinês alega que meses de investigações sobre a espionagem norte-americana concluiu que a China é um grande alvo das atividades dos EUA.

A queixa foi feita uma semana depois de procuradores dos EUA acusarem cinco militares chineses de invadirem bancos de dados de empresas norte-americanas para desvendar segredos comerciais. O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores Hong Lei se defendeu dizendo que o governo chinês e os militares nunca participaram de nenhuma atividade relacionada a roubo de segredos comerciais na internet.

O relatório produzido pela China Internet Media Research Center citou informações vazadas na mídia pelo ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em Inglês) Edward Snowden e disse que uma subsequente investigação pelas autoridades chinesas "confirmou a existência de atividades de investigações direcionadas contra a China".

"Como uma superpotência, os EUA se aproveitam da hegemonia política, econômica, militar e tecnológica para inescrupulosamente monitorar outros países, incluindo seus aliados", afirmou o relatório. "As operações de espionagem dos EUA foram muito além do racional legal do 'antiterrorismo' e expôs seu lado ruim de perseguir o interesse próprio em completo desrespeito à integridade moral."

O relatório ainda acusa as operações norte-americanas de quebrarem leis internacionais, infringirem seriamente os direitos humanos e colocarem a cibersegurança global sob ameaça. A China pediu que todo o mundo condene essas ações.

O Internet Media Research Center é supervisionado pelo escritório de informações do Conselho Estatal, que é a assessoria de imprensa do gabinete do governo. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaEspionagemEstados Unidos (EUA)INFOPaíses ricos

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia