Tecnologia

Celular é principal meio de acesso à internet no Brasil, diz estudo

Um estudo realizado pela F/Nazca em parceria com o Datafolha aponta que 41 milhões de brasileiros acessam a internet por meio do celular.

celular (Getty Images)

celular (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2014 às 16h12.

Um estudo realizado pela F/Nazca em parceria com o Datafolha aponta que 43 milhões de brasileiros acessam a internet por meio do celular. 

Segundo a pesquisa, 3,8 milhões de brasileiros tiveram seu primeiro contato com a internet por meio do celular. A estimativa é que esse número cresça ainda mais em 2014. 

De acordo com o estudo, o principal motivo para 47% das pessoas ainda não terem acessado a internet é por não possuírem um computador. Além disso, para estes brasileiros usar a internet ainda é algo “difícil ou complicado”. 

E o uso do celular seria a melhor solução para esses dois problemas citados na pesquisa. Os consumidores apontam a facilidade de manuseio do aparelho e a conveniência de acessar a internet em qualquer lugar como os maiores motivos para o acesso à rede pelo celular. 

Além disso, o estudo sugere que um celular com acesso à internet tende a ser a opção mais econômica que um computador. 

Dos brasileiros que acessam a internet pelo celular, 63% o fazem com o plano pré-pago, ainda mais econômico que o pós-pago. Já 19% dos cidadãos possuem um dispositivo móvel, mas sem um plano de dados, ou seja, o acesso à internet está condicionado ao uso do wi-fi em locais onde se encontra. 

Entre os brasileiros que utilizam celular e tablet para se conectarem, 54% são do sexo masculino, 68% possuem entre 16 e 34 anos, 48% são da classe A/B e 54% completaram o ensino médio. 

Acompanhe tudo sobre:InternetSmartphonesIndústria eletroeletrônicaAmérica Latina3GDados de BrasilTabletsTelefonia4GINFO

Mais de Tecnologia

Microdose de Ozempic: startup Noom lança programa voltado para prevenção

CEO do YouTube limita tempo dos filhos no próprio YouTube

Trump que contratar 1.000 talentos com experiência em big techs

Microsoft se aproxima de US$ 5 trilhões com aposta em IA