Tecnologia

CCE SK 504 Motion Plus

O CCE SK 504 Motion Plus é o aparelho chamado de topo de linha da CCE. Entretanto, suas configurações quando comparadas com as de outros smartphones do mercado nacional o classificam como intermediário. Com uma tela grande e um processador quadcore potente, o aparelho se destaca nessa categoria de produtos. Entretanto, seu tamanho prejudica a […]

CCE

CCE

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2013 às 19h58.

logo-infolab

O CCE SK 504 Motion Plus é o aparelho chamado de topo de linha da CCE. Entretanto, suas configurações quando comparadas com as de outros smartphones do mercado nacional o classificam como intermediário. Com uma tela grande e um processador quadcore potente, o aparelho se destaca nessa categoria de produtos.

Entretanto, seu tamanho prejudica a usabilidade, já que em muitos casos é preciso usar as duas mãos para segurá-lo. Confira a seguir a análise completa do INFOlab.

Design e Construção

O forte do SK 504 não é a ergonomia. Grande e pesado, com seus 158 g (acima da média de 140 g), é complicado manusear o aparelho com uma mão só, prejudicando a usabilidade do produto. 

Ele simplesmente não possui nenhuma curva que seja feita para melhor acomodação das mãos do usuário ou que se adeque facilmente. Além disso, o material da traseira permite que o aparelho deslize facilmente da mão do usuário.

O design discreto dele lembra o Nexus 4, com laterais arredondadas e botões de atalhos na tela, embora ele seja mais fino que o aparelho do Google. 

Ele possui uma tela capacitiva 950 por 540 pixels e 5 polegadas, além de acelerômetro,  sensores de proximidade e de luz. 

Internamente o aparelho é bem fechado, não demostra espaços vagos. O encaixe dos chips e do microSD ficam todos organizados paralelamente, além de estarem alinhados entre si. 

A construção de plástico da tampa traseira não condiz com a proposta do aparelho de ser o topo de linha da CCE. O mesmo acontece com o Galaxy S4,da Samsung.

Configuração

A configuração do aparelho o diferencia dos demais intermediários disponíveis no mercado brasileiro. Ele conta com processador Qualcomm SnapDragon 200 e com uma CPU quadcore de 1 GHz Cortex-A5, Android 4.1.2 (Jelly Bean) e microSD com 4GB.

Ele possui as conexões básicas, como 3G, Wi-Fi b/g/n, Wi-Fi direct, GPS e Bluetooth. Outro ponto que bastante influenciou a nota final do aparelho foi a possibilidade de usarmos dois chips. 

O smartphone surpreendeu nos benchmarks. Exceto pelo o Vellamo, o smartphone se deu bem se distanciando do concorrente L7 II da LG, que recentemente passou pelo INFOlab. Entretanto, o dispositivo da CCE suporta no máximo cinco toques simultâneos na tela, metade do L7.

AparelhosLG L7 II P714 LG L5 E450 LG L4II E470 LG L3 IIE425 CCE SK 504
Quadrant Standard (pontos)28592860306622004550
Benchmark - Neocore (fps)-----
AnTuTu Benchmark 76206333678842119055
Vellamo1392129113798251303
 

 

 Sistema

    Como toda fabricante, há personalização do sistema Android. Confira abaixo o que muda no SK 504:

- O papel de parede padrão vem com o nome do modelo do aparelho; 

- A barra inferior com cinco atalhos possui design diferente, ainda mais o botão que redireciona para o menu; 

- Na barra superior, é possível notar que existem menções do status de cada chip. Isso de certa forma é bom, pois conseguimos encontrar maneiras fáceis de gerenciar ambos chips;

-  A tela de desbloqueio do sistema não diferencia da maioria dos padrões, podemos dizer que ela é igual à do novo Moto G;

- Quando clicamos para ir ao menu principal e repararmos no canto superior direito, há um atalho para a loja de aplicativos Google Play, algo que pode ser de grande serventia;

Por padrão, o aparelho não possui nenhum software que permite visualizar arquivos do Microsoft Office, com isso o usuário provavelmente terá que baixar aplicativos como o gratuito Quick Office para isso.

Um bug encontrado foi que o software chamado Installer não funciona, mesmo depois de reiniciar o aparelho. Outro problema é que esporadicamente o sistema trava durante o uso.

Câmera

A câmera principal do SK 504 tem resolução de 8 MP e, apesar de conseguir gravar em HD, ela filma apenas em 18 fps, o que prejudica a captação da suavidade dos movimentos. Algo de bom também é a câmera secundária possui 2MP, isto é um diferencial, pois nos outros aparelhos dessa classe, quando havia tal câmera não passava de VGA, como acontece na linha L, da LG. 

Algumas configurações de câmera existentes neste aparelho são: Linha Guia, Efeitos 1de cor, redução de olhos vermelhos, detector de rosto, tamanho da imagem e balanço de branco. Também há um LED ao lado da câmera e que podemos ativar quando estamos tirando foto ou quando estamos utilizando o aplicativo destinado a acender ou apagar o LED. 

Com relação às fotos, não houve alta qualidade. O INFOlab contatou pixelização (pontos nas imagens) e muita pigmentação vermelha quando tiradas fotos do jardim. Comparando com as fotos firadas com  o Moto G, LG L7 e o SK504, o que apresentou pior qualidade foi o modelo da CCE. 

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Bateria
    
A autonomia de bateria do SK 504 durante a reprodução contínua de vídeos (padrão adotado pelo INFOlab) foi de apenas quatro horas. O valor é bastante baixo, já que comprando com o iPhone 5s, conhecido por ter a bateria como ponto fraco, aguentou pouco mais de 6h.

Considerações Finais

Uma dos grandes pontos positivos do SK 504 é o seu preço de 699 reais, mais acessível do que o LG L7 II, vendido a 799 reais. No entanto, se comparado ao Moto G, que custa 649 reais, esse quesito deixa de ser uma vantagem devido à velocidade de processamento maior apresentada pelo smartphone da Motorola. A tela grande é um atrativo para quem gosta de assistir vídeos ou deseja um dispositivo maior do que a média de mercado, que é de 4,5 polegadas. Para games, o smartphone também se saiu bem nos testes. Foi possível rodar sem problemas games como Real Racing 3 e Asphalt 8.

Portanto, é preciso avaliar a necessidade de uso, mas se elas se encaixam com os fatos citados acima, o aparelho é uma boa escolha de compra. Quem busca smartphones com uma câmera melhor, deve optar produtos da linha Lumia, da Nokia, como o 920 ou 1020. 

Ficha técnica

ProcessadorQualcomm Snapdragon 200
CPUARMv7 Cortex-A5 Quad Core 1GHz
GPUAdreno 203
Tela5 polegadas
Armazenamento1,4 GB + microSD de 4GB
Memória RAM1 GB
Bateria4 horas
Peso158 g

Avaliação técnica

PrósBoa configuração e custo-benefício; tela grande e dual chip.
ContrasPouca autonomia de bateria, ergonomia ruim, sistema trava esporadicamente
ConclusãoBom aparelho intermediário com tela grande, mas a câmera poderia ser melhor
Configuração7,7
Usabilidade7,8
Diversão7,3
Bateria6,5
Design7,7
Média7.5
PreçoR$ 699
Acompanhe tudo sobre:AndroidReviews INFOSmartphones

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes