Tecnologia

Casos de dengue no Amazonas serão notificados por celular

Sistema será implementado pela Secretaria de Saúde do estado e é capaz de transmitir dados em tempo real

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2011 às 20h14.

Brasília – A partir da próxima semana, os casos graves de dengue registrados no Amazonas vão passar a ser notificados por meio de um sistema de telefonia móvel. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, a medida vale para todas as unidades de média e alta complexidade da rede pública – incluindo hospitais e pronto-socorros.

Capaz de transmitir os dados em tempo real a partir de um aparelho celular, a ferramenta dispensa o uso de formulários de papel. O objetivo, segundo o governo do Amazonas, é dar mais agilidade e precisão ao processo de notificação, além de facilitar o monitoramento dos casos.

A implantação do sistema rápido de notificação será coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), que também fará a análise periódica dos registros. Dados do estado indicam que 98% dos casos de dengue não evoluem para complicações, mas os 2% restantes podem exigir assistência médica, inclusive intensiva.

Ontem (16), a Secretaria de Saúde do Amazonas informou que as cidades de Manaus e Tefé enfrentam uma epidemia de dengue. Apenas a capital responde por mais da metade das 6.491 notificações registradas em todo o estado. Desse total, 1.847 casos foram confirmados.

Na semana passada, o governo amazonense decretou situação de emergência em nove municípios. Além de Manaus e Tefé, a lista inclui Humaitá, Nova Olinda do Norte, Barcelos, Lábrea, Coari, Codajás e Itacoatiara.

Acompanhe tudo sobre:CelularesIndústria eletroeletrônicaSaúdeDoençasDengueAmazonas

Mais de Tecnologia

Grupo Smart Fit aposta em app único para expandir rede de estúdios

WhatsApp prepara recurso de segurança para menores no Brasil

Spotify vai vender livros físicos para competir com Amazon

EXCLUSIVO: Ministério de Minas e Energia foi invadido e espionado por grupo hacker asiático