Tecnologia

Carro autônomo do Google já pode transportar pessoas

Em fase de testes, veículo da Waymo, parte do grupo do Google, avança para ter serviço de transporte sem motoristas

Waymo: Empresa do grupo do Google avança para ter serviço de transporte sem motoristas (Google/Divulgação)

Waymo: Empresa do grupo do Google avança para ter serviço de transporte sem motoristas (Google/Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de julho de 2019 às 18h26.

Última atualização em 3 de julho de 2019 às 18h29.

São Paulo – O carro autônomo da Waymo ganhou aprovação para transportar passageiros em um teste piloto na Califórnia, nos Estados Unidos. A companhia é parte da Alphabet, a empresa-mãe do Google. O aval da Comissão de Serviços Públicos da Califórnia representa mais um avanço para a oferta de um serviço de transporte que terá carros sem motoristas. As informações são do site TechCrunch.

A iniciativa ainda está no começo e tem algumas restrições que inviabilizam, por ora, a criação de um negócio. Não será permitida a cobrança pelo transporte de passageiros durante o teste e todos os veículos deverão ter um motorista pronto para assumir o controle do volante em caso de emergência.

Os carros que poderão ser usados no projeto piloto são um Jaguar I-PACE, que é 100% elétrico, e um Chrysler Pacifica, que tem motorização híbrida (uma combinação de motor elétrico e motor a combustão).

Durante todo o teste, a Waymo terá que reportar o número de passageiros e quantidade de quilômetros percorridos com os carros autônomos.

A Waymo desenvolve a sua tecnologia de condução autônoma há anos. No fim do ano passado, a empresa chegou até mesmo a lançar um serviço pago de transporte de passageiros com carros autônomos. Ele funciona de forma parecida com a Uber. Apesar de os veículos terem a tecnologia de condução, os carros usados nesse serviço precisam sempre ter motoristas prontos para assumir o volante.

Acompanhe tudo sobre:CalifórniaCarros autônomosGoogle

Mais de Tecnologia

Como desativar a conta no Instagram? Veja o passo a passo

Compare Games anuncia retorno após hiato de quatro anos — e nova estratégia para 'fisgar' os gamers

Musk no mundo da educação: escola primária do bilionário tem vagas abertas para professores

China domina a construção de usinas nucleares e projeta mais marcos até 2025