Tecnologia

Cão-robô da Boston Dynamics já está à venda (e não é nada barato)

No preço de um carro luxuoso da Tesla, o robô com forma de cachorro é munido com inteligência artificial e já pode ser adquirido por empresas americanas

Spot: cão-robô da Boston Dynamics chega ao mercado custando o preço de um apartamento no Brasil (Boston Dynamics/Divulgação)

Spot: cão-robô da Boston Dynamics chega ao mercado custando o preço de um apartamento no Brasil (Boston Dynamics/Divulgação)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 17 de junho de 2020 às 05h55.

Conhecida fabricantes de robôs e sensação no YouTube, a empresa americana Boston Dynamics vai finalmente colocar o robô Spot para venda. Antes reservado apenas para algumas empresas, o quadrupede metálico já pode ser adquirido por qualquer companhia americana ao preço de 74,5 mil dólares.

Para efeito de comparação, o novo robô custa o mesmo que o veículo elétrico Model S, da Tesla, considerado o mais luxuoso da empresa de Elon Musk. Na conversão direta para o real, considerando o dólar comercial, o Spot não sairia por menos de 433 mil reais.

O preço alto se dá por um motivo justo. O Spot é considerado o robô móvel mais inteligente do planeta. Além de ser ágil e movimentar-se quase como um animal de quatro patos, o robô é munido de inteligência artificial, ele pode criar mapas 3D através de imagens capturadas por suas câmeras, monitorar temperaturas e carregar objetos.

Tais funções podem ser úteis para trabalhos que podem envolver desde o reboque de veículos pesados até o auxílio em hospitais para o tratamento de pacientes com coronavírus. A Boston Dynamics também espera que o Spot seja utilizado em esquadrões antibombas. Os primeiros testes nesta função, porém, fracassaram.

Apesar disso, conforme mostra o vídeo abaixo, as funções do Spot ainda são bem limitadas. E o que pode parecer algo tão inovador à primeira vista, se torna entediante após poucos segundos.

yt thumbnail

Em entrevista ao The Verge, Michael Perry, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Boston Dynamics, afirmou que “muitas das coisas interessantes da perspectiva dos negócios são coisas que as pessoas podem achar entediantes, como a leitura de medidores analógicos industriais.”

Até agora, a Boston Dynamics colocou apenas 150 unidades do Spot e a previsão inicial era produzir 1 mil unidades do robô durante este ano. Esta meta dificilmente será concluída a tempo, principalmente por conta dos impactos econômicos da covid-19. Para dar conta da demanda, a Boston Dynamics vai limitar as vendas para duas unidades por consumidor e as aquisições podem ser feitas no site da empresa.

Acompanhe tudo sobre:RobôsInteligência artificial

Mais de Tecnologia

Smartphones e notebooks podem ficar até 10% mais caros em 2026

Apple anuncia saída de diretor de IA enquanto tenta acelerar setor

Samsung aposta em modelo com três telas para crescer nos dobráveis

As big techs que devem despontar ainda mais na bolsa em dezembro