Tecnologia

Cadillac CUE fará carro ser controlado como tablets

Tecnologia promete tornar a experiência de interação entre automóvel e usuário tão intuitiva quanto é com tablets

Cadillac XTS 2013 (Divulgação/GM)

Cadillac XTS 2013 (Divulgação/GM)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 8 de agosto de 2012 às 17h25.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 08h52.

São Paulo – A partir de 2012, a Cadillac vai oferecer em suas máquinas uma tecnologia que promete tornar a experiência de dirigir tão intuitiva quanto o uso de smartphones e tablets, o CUE (Cadillac User Experience). A interação entre CUE e usuário pode acontecer através de comando de voz e a tela touchscreen capacitiva.

O sistema conta com uma espécie de sensor de distância que faz com que “acorde” no momento em que detecta a proximidade entre a tela e os dedos do condutor. A tecnologia tem como objetivo extrapolar as barreiras da conectividade. Com ela é possível contar com conexão 3G, GPS, integração com tocadores de áudio digital, smartphones e tablet.

De acordo com a GM, o CUE é grande pacote de inovações e traz uma série de novidades para a indústria automotiva. É o primeiro sistema de “infotainment”, que agrega comandos de navegação do veículo, entretenimento e comunicação que propõe tornar real a sensação de que se está controlando um carro da mesma maneira como se controla um smartphone ou tablet. Também é a primeira a usar Linux como sistema operacional e vai usar interface háptica – que emite vibrações táteis na tela de comando, como espécie de aviso ao condutor de que a ação foi reconhecida e será realizada.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasIndústria eletroeletrônica3GCarrosAutoindústriaVeículosMontadorasGM – General MotorsTelefoniaCarros high techCadillacGPS

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs