Tecnologia

Cade abre inquérito contra Apple após denúncia da Meta

O órgão investiga se a Apple teve práticas anticompetitivas ao exigir que apenas aplicativos de terceiros pedissem autorização para usuários ao rastrear suas atividades

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 4 de abril de 2025 às 09h47.

Tudo sobreApple
Saiba mais

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu inquérito contra a Apple que investiga se a empresa favoreceu seus próprios aplicativos ao obrigar apenas aplicativos de terceiros a pedir autorização de usuários para rastrear atividades online.

O caso chegou até o Cade por meio de uma denúncia da Meta. A abertura do inquérito ocorreu após nota técnica do órgão concluir que existem indícios que a fabricante de iPhones coleta e trata dados dos usuários “sob condições mais favoráveis” do que os demais.

Em 2021, a Apple instituiu que todos os aplicativos de terceiro devem obter consentimento do usuário antes de rastrear suas atividades. A decisão afetou o modelo de negócios da Meta, que depende de anúncios direcionados a usuários por meio de dados.

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, na época, disse que a Apple estava realizando práticas anticompetitivas e que a mudança poderia custar bilhões de dólares às pequenas empresas que dependem de publicidade direcionada.

Acompanhe tudo sobre:MetaAppleCade

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA