EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h45.
De acordo com o levantamento, só no ano passado foram vendidos 10,5 milhões de equipamentos e a previsão para 2008 é de crescimento de 28% nesse volume - ou 13,44 milhões de PCs. Até 2012, o país deverá atingir 100 milhões de computadores.
No segmento corporativo, o estudo mostrou que as empresas gastaram e investiram 5,7% de sua receita líquida em tecnologia da informação (TI) no ano passado, sendo a maior parte da verba canalizada para serviços. Entre grandes e médias empresas, 40% dos investimentos totais foram canalizados para tecnologia, valor inferior ao dos Estados Unidos (55%) e da Europa (45%).
"Embora fique atrás em nível de investimento, o Brasil está acima da média mundial em infra-estrutura e uso de computadores entre as empresas. Entre as 500 maiores empresas, o país não deve nada ao exterior. O problema de maturidade do parque computacional acontece quando descemos na pirâmide, para empresas menores", diz Fernando Meirelles, professor responsável pelo estudo.
Na avaliação de software, a pesquisa mostrou que 92% das empresas utilizam tecnologia Microsoft nas estações de trabalho. Nos servidores, sistemas Linux detêm 18% e o Windows, 65%. Entre os sistemas de gestão empresarial (ERP) mais utilizados, a Totvs é a líder, com 24% de participação, à frente da SAP (23%), Oracle (17%) e Datasul (16%).