Tecnologia

Brasil é apenas 73º em velocidade de conexão da internet

Líder mundial na velocidade da internet, a Coreia do Sul tem conexão média de 14,2 Mbps, seis vezes mais veloz do que a brasileira

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2013 às 16h11.

São Paulo - A Akamai divulgou hoje seu relatório State of Internet, com dados sobre a situação da web no primeiro trimestre de 2013. De acordo com o estudo, o Brasil é apenas o 73º lugar na velocidade de conexão da internet, com média de 2,3 Mbps.

Líder mundial na velocidade da internet, a Coreia do Sul tem conexão média de 14,2 Mbps, seis vezes mais veloz do que a brasileira.

O relatório da Akamai revela que, de forma geral, a internet no mundo está crescendo e ficando mais veloz.

A pesquisa mostra que o número de IPs únicos que acessou a internet no primeiro trimestre de 2013 atingiu 734 milhões, quase 34 milhões de registros a mais do que no primeiro quarto de 2012.

No Brasil, o número de endereços de IP cresceu 38%. Atualmente, o país é o sexto maior território em número de pessoas conectadas à internet, com mais de 26 milhões de IPs únicos. O líder da lista são os Estados Unidos, com mais de 147 milhões de internautas.

A velocidade de conexão da internet mundial cresceu 4% nos últimos três meses, atingindo a média de 3,1 Mbps. Ao todo, 123 países registraram aumento na velocidade da conexão.

A Coreia do Sul liderou a lista mundial de velocidade média da internet. Os sul-coreanos acessam a internet com conexão média de 14,2 Mbps. Hong Kong teve o maior pico de velocidade de conexão, com 63,3 Mbps.

O Brasil registrou aumento de 7,4% na velocidade da conexão, em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Mas a velocidade ainda é baixa, com média de 2,3 Mbps. Além disso, apenas 0,7% das conexões brasileiras são de "alta banda larga", nomenclatura dada às conexões que superam os 10 Mbps. Na Coreia do Sul, metade das conexões do país é de alta banda larga.

Em relação à segurança da internet, a China continua a ser a líder de ataques: 34% das invasões hackers partiram do país. A Indonésia e os Estados Unidos vêm em seguida. O Brasil é o oitavo lugar em ataques hacker, com 2,2% dos ataques.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBanda largaDados de BrasilInternet

Mais de Tecnologia

Samsung Galaxy A55 vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Redmi 13C vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

POCO X6 Pro vale a pena? Veja detalhes do celular e ficha técnica

Mais na Exame