Exame Logo

Bitly sofre invasão e pede para que usuários troquem senhas

Credenciais de contas devem ter sido roubadas por invasores, o que inclui endereços de e-mail e senhas criptografadas dos usuários, chaves da API e tokens OAuth

Página de erro do Bitly: responsáveis pelo serviço recomendam que todos os clientes troquem as senhas o quanto antes (Reprodução)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2014 às 10h09.

São Paulo - O serviço de encurtamento e gerenciamento de links Bitly teve a segurança comprometida nesta última quinta-feira, segundo um post no blog da empresa. O texto afirma que credenciais de contas devem ter sido roubadas pelos invasores, o que inclui endereços de e-mail e senhas criptografadas dos usuários, chaves da API e tokens OAuth, que, resumidamente, dão acesso a recursos do servidor da aplicação.

Os responsáveis pelo serviço recomendam que, devido a esse vazamento, todos os clientes troquem as senhas o quanto antes, para evitar outros possíveis transtornos. Também é aconselhável reiniciar os dois outros dados vazados, entrando primeiro nas configurações e selecionando a aba “Advanced”. Nela, clique no botão “Reset” próximo a “Legacy API key” para receber sua nova chave de API. Ela deve ser copiada e mudada em todas as aplicações ligadas ao Bitly.

Da parte dos desenvolvedores, as medidas tomadas incluíram, além de todas as correções internas, desconectar do serviço as contas de Facebook e Twitter dos usuários. É uma forma de impedir que a quebra de segurança se alastre, e os clientes poderão reconectá-las assim que refizerem login.

Aliás, em relação às senhas vazadas, não há muito com o que se preocupar. Como elas estavam criptografadas, os criminosos que as vazaram deverão ter algum trabalho para decifrá-las. Ainda assim, caso você utilize a mesma combinação do Bitly em outros serviços, talvez seja uma boa ideia alterá-la em todos eles – o recomendado é que você tenha palavras-chave diferentes para todas as suas contas pela web, como medida de segurança.

Os engenheiros da área de segurança da Norton elaboraram um relatório onde apontam os riscos digitais que podem atrapalhar a vida de usuários comuns e equipes de TI no próximo ano. Saiba, a seguir, quais são elas.
  • 2. Conflitos cibernéticos

    2 /7(Reprodução)

  • Veja também

    Alguns países devem entrar em uma guerra silenciosa no mundo virtual. Os ataques serão para desestabilizar o sistema financeiro dos países rivais, destruir dados sigilosos e sistemas de guerra eletrônica.
  • 3. Ransomware, o malware bandido

    3 /7(Olegator1977/Dreamstime.com)

  • A ameaça, em tese, sequestra os dados do usuário – que só são liberados mediante um pagamento para os sequestradores. Segundo a Norton, esse tipo de crime poderá movimentar 5 mi de dólares em 2013.
  • 4. Prazer, eu sou o madware

    4 /7(Reprodução)

    O malware ataca somente celulares. E tem uma missão específica: roubar e expor dados da localização do usuário, além de informações dos contatos pessoais.
  • 5. Roubo de dados nas redes sociais

    5 /7(Reprodução)

    Os usuários confiam muito na segurança das redes sociais e, por lá, deixam todo tipo de informação – de pessoal a financeira. Crackers programam apps para roubar esses dados e entregá-los a quadrilhas especializadas em fraudes financeiras e falsidade ideológica.
  • 6. Ataques a celulares e à nuvem

    6 /7(Sean Gallup/Getty Images)

    O cartão de crédito vai migrar para o smartphone; e os dados financeiros dos usuários estarão nas nuvens. Os crackers sabem disso – e prometem uma enxurrada de vírus para explorar brechas de segurança e roubar dados dos usuários.
  • 7. Veja agora quais os supercomputadores mais potentes do planeta

    7 /7(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:Internetseguranca-digital

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame