Banda larga móvel cresce cinco vezes em três anos no Brasil

A cobertura 3G chega agora a 3.463 municípios, o que representa 90% da população

Em três anos, a banda larga móvel mais do que quintuplicou, crescendo 438% segundo o levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) divulgado nesta sexta, 20.

A entidade afirma que, somente em 2013, 95% das novas conexões foram para smartphones e tablets.

De 2010 a 2013, o número de conexões de banda larga (considerando também as fixas) aumentou três vezes, adicionando 89 milhões de novos acessos no período e chegando a 122 milhões de conexões, ou 64% de penetração.

A cobertura 3G chega agora a 3.463 municípios, o que representa 90% da população. De acordo com a Telebrasil, 68% da população mora em cidades que contam com pelo menos três operadoras móveis.

Trata-se de um cenário diferente do que ocorre com a banda larga fixa. No levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta semana, que considera que o Brasil tem 87,7% dos municípios com concentração de uma ou duas prestadoras de serviço.

Ainda assim, é um mercado que também cresce, embora em ritmo mais lento. O aumento na Internet fixa, segundo a Telebrasil, foi de 46% no período.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.