Ciência

Astronauta mostra como é dormir no espaço

Comandante da Estação Espacial Internacional e primeiro homem a gravar uma música no espaço, Chris Hadfield mostra como é o momento de descanso dos astronautas

Comandante da Estação Espacial Internacional, Chris Hadfield, vestido com seu "pijama espacial", mostra como é dormir sem a gravidade (Reprodução/Exame.com)

Comandante da Estação Espacial Internacional, Chris Hadfield, vestido com seu "pijama espacial", mostra como é dormir sem a gravidade (Reprodução/Exame.com)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 15 de abril de 2013 às 15h33.

São Paulo – Em meio às suas tarefas diárias como comandante da Estação Espacial Internacional (EEI), o canadense Chris Hadfield está sempre arranjando um tempo para esclarecer o público na Terra sobre a vida dos astronautas no espaço. Sua última empreitada teve como objetivo mostrar como dorme a tripulação a bordo da EEI. Em outros vídeos, o astronauta já explicou o que acontece quando se chora no espaço e também como é comer na estação.

De acordo com o comandante, na ideia original da EEI, o quarto dos tripulantes iria ocupar uma grande sala dividida em compartimentos. No desenho final, contudo, os cômodos de descanso dos astronautas acabaram em dois locais diferentes da estação, localizados nas suas extremidades.

Dentro de cada cabine, há um saco de dormir que fica preso à parede e é onde os astronautas descansam. Você deve estar pensando que é desconfortável dormir sem um colchão. Mas, sem gravidade, você não precisa de nada para te segurar e pode apenas relaxar, explicou o comandante que mostrou ainda o pijama espacial usado pela tripulação.

Ultra popular nas redes sociais, o comandante, que faz parte da expedição 35 da EEI, assumiu a liderança da estação em março de 2013, posição que irá ficar em suas mãos até maio. Durante a missão, o astronauta se tornou o primeiro homem a gravar uma música no espaço e publica, quase que diariamente, fotos incríveis da Terra.

O comandante já participou, inclusive, de uma sessão de perguntas e respostas (Ask me Anything) com os usuários do Reddit, site colaborativo no qual usuários postam conteúdo na web. Na ocasião, quando perguntado qual parte do planeta é a mais bonita vista do espaço, Hadfield pontuou a região desértica da Austrália e as Bahamas como seus favoritos. Quem deveria ser você no cinema?, perguntou um dos usuários. Alguém com um grande bigode, brincou Hadfield.

Veja no vídeo abaixo, em inglês e sem legendas, como os astronautas dormem no espaço:

https://youtube.com/watch?v=UyFYgeE32f0%3Flist%3DPLUaartJaon3LV-ZQ4J3bNQj4VNVG2ByIG

Acompanhe tudo sobre:EspaçoPlanetasPlaneta TerraAstronautasEspaçonaves

Mais de Ciência

Hoje é o dia mais triste do ano? Entenda a 'Blue Monday'

2025 marca alta na criação de empresas de jogos na China

Threads ultrapassa X em número de usuários diários via smartphone

Como saber se meu gato está falando comigo? A ciência tem a resposta