Tecnologia

Apple licenciou patentes para Microsoft, declara executivo

A decisão de licenciar as patentes de design à Microsoft não feria a estratégia da empresa porque proibia fazer imitações


	Apple: assa categoria incluía patentes que estão em disputa no processo com a Samsung, como as relacionadas ao visual de iPhone e iPad
 (Justin Sullivan / Getty Images)

Apple: assa categoria incluía patentes que estão em disputa no processo com a Samsung, como as relacionadas ao visual de iPhone e iPad (Justin Sullivan / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2012 às 15h40.

San Jose - A Apple licenciou à Microsoft patentes premiadas de design, mas com acordo anticlonagem para evitar imitação do iPhone e do iPad, afirmou nesta segunda-feira um executivo da Apple.

O diretor de Licenciamento de Patentes da Apple, Boris Teksler, deu essa declaração em um dos mais importantes julgamentos sobre tecnologia em anos, em que a companhia norte-americana acusa a Samsung de plagiar o iPhone e o iPad, enquanto a sul-coreana acusa a concorrente de infringir várias patentes de tecnologia wireless.

A Apple procurou a Samsung em 2010 na esperança de fazer acordo para licenciamento de patentes antes de brigarem nos tribunais.

Teksler afirmou que a Apple ofereceu o licenciamento de uma série de patentes, embora tivesse uma categoria de patentes altamente protegidas, relacionadas ao que ele chamou de "experiência única de usuário".

Essa categoria incluía patentes que estão em disputa no processo, como as relacionadas ao visual de iPhone e iPad. Teksler declarou na semana passa aos jurados que poderia contar "nos dedos" as vezes que a Apple licenciou tais patentes.

As negociações entre Apple e Samsung não resultaram em nenhum acordo de licenciamento e a primeira companhia entrou com processo em San Jose (Califórnia) em abril de 2011.

A decisão de licenciar as patentes de design à Microsoft não feria a estratégia da Apple porque proibia fazer imitações, disse Teksler.

"Não havia nenhuma autorização relacionada a essas patentes para fazer clones de qualquer tipo", afirmou o diretor.

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaiPadiPhoneMicrosoftPatentesSamsungSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime