Tecnologia

Apple deve lançar novo iPhone SE com design renovado e sem botão inicial em 2025

Novo modelo de entrada da Apple tem o objetivo de atrair consumidores de smartphones de baixo custo

iPhone SE da nova geração será baseado no iPhone 14 (Bloomberg/Bloomberg)

iPhone SE da nova geração será baseado no iPhone 14 (Bloomberg/Bloomberg)

Fernando Olivieri
Fernando Olivieri

Redator na Exame

Publicado em 2 de outubro de 2024 às 08h53.

Última atualização em 2 de outubro de 2024 às 08h53.

Tudo sobreiPhone
Saiba mais

A Apple está finalizando a produção de um novo iPhone SE, que deverá ser anunciado no início de 2025, de acordo com fontes especializadas com o tema. O aparelho, trará um design mais moderno e deixará de contar com o botão inicial, adotando uma tela de borda a borda. A nova geração do smartphone substituirá o modelo lançado em 2022, que introduziu a conectividade 5G. As informações são da Bloomberg.

Com essa mudança, a Apple busca fortalecer sua presença no mercado de smartphones de entrada, onde enfrenta forte concorrência de dispositivos Android, especialmente na China. O modelo atual custa US$ 429 (R$ 2.330), um valor abaixo dos iPhones tradicionais, mas ainda superior ao de muitos concorrentes. Ao aproximar o design do SE ao de modelos mais avançados, como o iPhone 14, a Apple espera atrair consumidores que buscam um telefone mais acessível, mas com recursos visuais atualizados.

Além de modernizar o iPhone SE, o novo aparelho deverá ser compatível com a Apple Intelligence, um conjunto de ferramentas de inteligência artificial que também funcionará com os iPhones 16 e 15. O design do novo SE será semelhante ao do iPhone 14, inclusive com o recorte para câmera na parte superior da tela, marcando uma transição em relação ao modelo atual, que se assemelha ao iPhone 8 e mantém o botão inicial.

Atualizações nos iPads e Macs também estão no radar

A Apple também prepara novos modelos do iPad Air, com codinomes J607 e J637, previstos para o mesmo período. Esses iPads terão melhorias internas e contarão com uma nova versão do acessório Magic Keyboard, para as versões de 11 e 13 polegadas do Air. O teclado trará alguns recursos que antes estavam disponíveis apenas no iPad Pro, expandindo as funcionalidades para os modelos mais acessíveis.

Além dos iPads, a Apple está desenvolvendo um novo iPad mini, codinome J410, que poderá ser lançado até o final de 2024. Enquanto o iPad Pro, atualizado recentemente com o processador M4, não deve receber uma nova versão tão cedo, já que o chip está à frente de outros modelos.

Outro destaque das próximas atualizações da Apple é a linha de computadores Mac, que receberá novos modelos ainda este ano, incluindo o Mac mini, MacBook Pro e iMac, todos com o processador M4. A Apple também planeja trazer o M4 para os MacBook Air, Mac Studio e Mac Pro durante 2025.

Acompanhe tudo sobre:AppleiPhoneiPadMacBookChinaInteligência artificial

Mais de Tecnologia

Apple Watch deve ter conexão via satélite em 2025

TikTok contesta na Justiça decisão de encerrar operações no Canadá

iFood encerra 2024 com 380 mil estabelecimentos parceiros e alta de 18% na categoria de marmitas