Tecnologia

Apple copia, de novo, o Android

Um dos elementos copiados foi o modo Panorama para tirar fotos, incorporado no fim do ano passado ao Android 4.0 (Ice Cream Sandwich)


	iPhone 5: Uma das coisas que Apple copiou do Android, e que era um tabu para a empresa e os seus fanboys, foi a fragmentação do sistema
 (Divulgação)

iPhone 5: Uma das coisas que Apple copiou do Android, e que era um tabu para a empresa e os seus fanboys, foi a fragmentação do sistema (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2012 às 21h18.

São Paulo - Depois de “inspirar-se” na central de notificações e na integração dos contatos com redes sociais no iOS 5, a Apple resolveu copiar mais algumas funções do Android no iOS 6.

O sistema, que rodará no iPhone 5 e nas suas versões antigas, vai trazer rotas de navegação, um dos principais diferenciais do Android desde a versão 2.0. A Apple demorou uma eternidade para perceber o quanto a ferramenta era importante para os usuários e fazia sucesso no seu concorrente. O recurso estreou nos aparelhos com o sistema do Google há cerca de três anos e também está presente no Windows Phone desde a versão 7 (Mango).

Também foi copiado o modo Panorama para tirar fotos, incorporado no fim do ano passado ao Android 4.0 (Ice Cream Sandwich). O recurso já estava presente em aplicativos como o Pano, que devem agora cair no esquecimento. É útil, mas está longe de ser uma grande inovação, como o evento promovido para anunciar o novo iPhone 5 quis dar a entender.

Mas a terceira coisa que a Apple copiou do Android, e que era um tabu para a empresa e os seus fanboys, foi a fragmentação do sistema. O iOS 6 não funciona da mesma forma em todos os aparelhos da Apple. No iPhone 3GS, será bastante limitado. Já a tela maior do iPhone 5 também já é uma tendência há tempos nos smartphones com sistema do Google. Além disso, o formato espichado do display vai forçar os desenvolvedores de aplicativos a fazer adaptações, algo que a Apple sempre fez questão de criticar no Android.

O mais grave de tudo isso não é a cópia em si, afinal não é algo inédito na área de tecnologia e ninguém é santo. A Samsung acabou de ser condenada na Justiça, por violar patentes da Apple. O mais significativo é que o iPhone 5 não trouxe nenhuma grande inovação. Já o Android tem conseguido evoluir muito mais rapidamente. Com 500 milhões de dispositivos ativados até hoje, o sistema do Google engoliu os 400 milhões de aparelhos com iOS. Desse jeito, a distância deve aumentar ainda mais.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoiOSApple

Mais de Tecnologia

Spotify caiu? Usuários reclamam de instabilidade do aplicativo

Keeta testa capacete inteligente com entregadores em São Paulo

Em 35 anos, iRobot vai de pioneira da robótica doméstica à recuperação judicial

O retorno de Fortnite à Play Store após cinco anos de disputa com o Google