Apple anuncia iOS 16 e com ele novas customizações da tela de bloqueio

A empresa apresentou mudanças na tela de bloqueio, widgets e notificações; veja se seu iPhone vai receber a atualização
 (WWDC/Apple/Reprodução)
(WWDC/Apple/Reprodução)
A
André Lopes

Publicado em 06/06/2022 às 14:18.

Última atualização em 07/06/2022 às 08:24.

A Apple anunciou nesta segunda-feira, 6, o iOS 16, a nova versão do sistema operacional dos iPhones. As novidades foram apresentadas durante a WWDC, conferência mundial para desenvolvedores da Apple.

O evento é o momento do ano em que a Apple anuncia as principais mudanças nos produtos da empresa e as novas funções nos sistemas operacionais de smartphones, tablets e computadores.

Em 2022, uma das principais novidades são mudanças na tela de bloqueio, que finalmente foi repaginada. No iOS 16, o usuário poderá personalizá-la com fotos estilo retrato com profundidade, filtros, fontes, cores, e widgets.

O sistema oferecerá papéis de parede e sugestões para que sejam criadas diferentes telas de bloqueios intercambiáveis. 

Outra novidade é o espaço de notificações no iOS 16, que agora ficarão na parte de baixo, e que podem ser personalizadas com widgets também.

Novas funcionalidades para a Siri e ditado

A empresa da maça parece interessada em dar um fôlego novo para a assistente virtual Siri e para os recursos de voz. Com as novas funções de transcrição de texto por 'ditado', o iOS 16 torna possível alternar a digitação entre a voz e o teclado físico em um mesmo momento, com pontuações automáticas e prevista pela inteligência artificial do sistema.

A Apple revelou que a função de ditado é acionada 18 bilhões de vezes por mês (sem precisar se por engano ou intencional), por isso a ferramenta foi refeita pensando na usabilidade.

(WWDC/Apple/Reprodução)

Personalização do modo Foco

O modo Foco ganhou uma notável expansão. Entre elas, no Safari será possível separar abas conforme o perfil selecionado. Torna possível, por exemplo, separar momentos de trabalho e descanso.

Figurinhas automáticas

O app Fotos agora pode selecionar um objeto em uma imagem -- a empresa usou um cachorro no exemplo -- e transformá-lo, em poucos passos, em uma figurinha que pode ser usada no WhatsApp ou outros mensageiros.

E no Apple Watch?

O relógio inteligente da marca recebe uma gama de recursos com o watchOS 9. Para começar, quatro novos mostradores de relógio, incluindo um mostrador Play Time, Astronomy, Lunar e Metropolitan.

Chegam também recursos mais avançados para o aplicativo Sleep e recursos de rastreamento do sono mais precisos, incluindo informações específicas sobre os estágios do sono, como o REM e profundo. 

(WWDC/Apple/Reprodução)

    iOS 16 chega no segundo semestre

    A atualização deve chegar no segundo semestre de 2022, junto do novo iPhone 14, previsto para setembro.

    Mas a marca já antecipou que os modelos iPhone 6S, iPhone 7, iPhone SE (1ª geração) e o iPhone SE (2ª geração) estarão de fora da nova versão de sistema.

    Portanto, será necessário ter um iPhone 8 ou mais recente para instalar o sucessor do iOS 15.

    Fornecedora da Apple na China enfrenta protestos durante lockdown
    Apple manterá produção de iPhone estável em mercado mais difícil
    Como será o novo iPhone? Evento da Apple pode antecipar novidades
    Mês do orgulho LGBTQIA+: Apple lança pulseiras em apoio à causa