Tecnologia

AppCenter, do Facebook, já está no ar

Loja da maior rede social do planeta filtra e oferece aplicativos de acordo com o perfil do usuário e as recomendações de seus amigos

Loja de apps do Facebook já está no ar com várias opções apresentadas ao usuário segundo o seu perfil e de seus amigos (Reprodução/EXAME.com)

Loja de apps do Facebook já está no ar com várias opções apresentadas ao usuário segundo o seu perfil e de seus amigos (Reprodução/EXAME.com)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 8 de junho de 2012 às 16h11.

São Paulo – A nova loja de aplicativos do Facebook, AppCenter, já está no ar e disponível em português. Agora, usuários podem acessar a página para ter acesso a apps para web e smartphones Android ou iPhone. Os apps oferecidos são apresentados ao usuário com base no seu perfil e nas preferências dos seus amigos na rede social.

Os apps estão inicialmente dispostos em duas colunas. Na primeira, é possível visualizar uma lista na qual constam os recomendados de acordo com o perfil dos usuários que já utilizam o app. Já na segunda, logo ao lado, o usuário pode ver aqueles que são os mais usados entre os amigos. Mas quem quiser explorar as novidades livremente pode navegar por diferentes categorias e escolher entre mais de 500 opções disponíveis.

Como fazer o download

Ao clicar no aplicativo desejado, abre-se uma página dedicada exclusivamente a ele. Nela, o usuário poderá observar quais amigos utilizam o app e em quais sistemas operacionais está disponível. Além disso, também apresenta opções que podem interessar ao usuário, com base no perfil de outros que o utilizam.

Para baixar no seu smartphone, por exemplo, basta clicar no botão “Send To Mobile”. Irá então receber no próprio aparelho uma notificação do Facebook como aviso de que o app está pronto para ser baixado. Somente depois disso é que o usuário é redirecionado para a página do aplicativo em sua respectiva loja, seja Google Play ou App Store, por exemplo.

Conclusão: o usuário terá que acessar, invariavelmente, ambos os sites para conseguir instalar um app em seu aparelho. A vantagem da AppCenter, contudo, é justamente filtrar e oferecer uma lista de aplicativos que realmente tem alguma coisa a ver com o perfil do usuário e não alternativas selecionadas de maneira aleatória, tal qual acontece nas lojas do Google ou Apple.

Acompanhe tudo sobre:AppsEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários