Exame Logo

App de turismo pela Coreia do Norte chega aos smartphones

A proposta do aplicativo North Korea Travel é fazer turismo virtual pela Coreia do Norte, através de imagens, informações e diversas rotas inacessíveis

Coreia do Norte: aplicativo é voltado tanto para aqueles que, a partir do conforto do sofá, desejam conhecer o país, como para turistas que já se encontram lá (Pedro Ugarte/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2014 às 10h34.

Seul - Fazer turismo virtual pela Coreia do Norte através de imagens, informações e diversas rotas inacessíveis do país mais hermético do mundo, essa é a proposta do aplicativo "North Korea Travel", disponível a partir desta quarta-feira aos usuários de smartphone .

Desde os monumentos mais emblemáticos da capital Pyongyang até os mercados das menores cidades, incluindo rotas não acessíveis nos restritos programas turísticos do país, podem ser encontrados no aplicativo, que, por enquanto, só conta com versão em inglês.

Esse aplicativo é voltado tanto para aqueles que desejam conhecer o país a partir do conforto de seu sofá como para os turistas que já se encontram na Coreia do Norte, onde cada vez mais viajantes chegam ao país em "tours" guiados oferecidos por várias agências, informou a empresa britânica Uniquely.Travel, que desenvolveu a ferramenta.

"Desde o local com a melhor comida até os mercados mais secretos, o aplicativo mostra a parte do país aberta aos negócios, incluindo locais considerados fora do alcance dos estrangeiros até agora", indicou a empresa em comunicado.

Todos os lugares neste guia de viagens para "smartphones" foram localizados mediante GPS por Curtis Melvin, um especialista em cartografia da Coreia do Norte que acabou sendo proibido de voltar ao país pelo Estado comunista após a divulgação de sua participação no projeto, segundo Uniquely.Travel.

Além disso, a empresa assegura que diversos especialistas apresentaram seus conhecimentos para completar as explicações dos locais apresentados no aplicativo.

A Coreia do Norte está perdendo a fama de ser um dos lugares mais inacessíveis do planeta, já que o número de agências que oferecem tours pelo país já supera a casa dos 20 e o número de turistas cresce a cada ano, embora o Estado não tenha publicado nenhum dado oficial neste sentido.

No entanto, os turistas que chegam ao país não podem percorrê-lo livremente e, obrigatoriamente, precisam contratar os chamados tours guiados, nos quais agentes norte-coreanos vigiam estritamente para que ninguém saia do itinerário marcado.

São Paulo -- Nossa galeria de apps da semana está carregada de aplicativos inovadores para Android e iOS. Destacamos o app do serviço de música Spotify, que está prestes a estrear no Brasil. Também testamos Track my Live, Cozi Family Organizer, Relax Melodies, Confide, Cloak e Cover Lock Screen. Confira.
  • 2. Spotify

    2 /9(EXAME.com)

  • Veja também

    Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e PCs O serviço de música Spotify já opera em fase experimental no Brasil. Ele é parecido com concorrentes como Deezer e Rdio. Na modalidade gratuita, é possível escolher álbuns, gêneros musicais e artistas. As músicas são executadas em ordem aleatória. No site do Spotify é possível se candidatar a uma conta gratuita. Por 5,99 dólares mensais, ganha-se acesso a faixas específicas e a possibilidade de salvá-las para ouvir offline.
  • 3. Track my Life

    3 /9(EXAME.com)

  • Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e Windows Phone Quanto tempo você passa trabalhando? E fazendo compras? O Track my Life responde a essas perguntas e a muitas outras. Ele registra onde você está em cada momento, gerando um histórico. É um dos apps preferidos de Stephen Elop, o ex-CEO da Nokia que comanda a área de smartphones da Microsoft. Nossa única ressalva é que, como outros apps que usam intensamente o GPS, o Track my Life tende a encurtar a duração da carga da bateria.
  • 4. Confide

    4 /9(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone O Confide, que acaba de ganhar uma versão para Android, vem sendo descrito como um Snapchat para profissionais. Como seu concorrente mais famoso, ele permite enviar mensagens privadas que se autodestroem. Mas o Confide impede que a imagem da tela com a mensagem seja capturada. Ele mantém o texto oculto, exigindo que o destinatário deslize o dedo pela tela para lê-lo. E, se alguém tenta a captura, a mensagem é apagada.
  • 5. Cozi Family Organizer

    5 /9(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e na web O Cozi é um organizador familiar com funções de calendário, listas de compras e de tarefas. Essas ferramentas são compartilhadas por toda a família. Assim, todos podem ver os compromissos agendados e indicar itens a serem comprados no supermercado, por exemplo. Por 29,99 dólares anuais, a assinatura Gold suprime os anúncios e acrescenta lista de contatos e alertas de aniversários.
  • 6. Relax Melodies

    6 /9(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android, iPhone e Windows Phone O Relax Melodies oferece mais de 50 sons relaxantes que podem ajudá-lo a cair no sono ou a concentrar-se melhor. Os sons podem ser combinados de várias formas. O app também inclui um despertador e um temporizador que o desliga depois de um tempo especificado. Por 2,99 dólares, a versão Premium (para Android, iPhone e Windows Phone ) oferece o dobro do número de sons e não exibe anúncios.
  • 7. Cloak

    7 /9(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para iPhone O Cloak utiliza os dados das redes Facebook, Twitter, Foursquare e Instagram para mostrar onde estão seus contatos. Assim, você pode evitar encontrar alguém indesejado ou, ao contrário, planejar um encontro “acidental”. Pode-se configurar o app para avisar quando alguém está próximo. Mas é bom notar que isso só funciona com pessoas que compartilham sua localização nas redes sociais.
  • 8. Cover Lock Screen

    8 /9(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android O Cover Lock Screen substitui a tela de bloqueio do Android. Ele coloca atalhos para os aplicativos mais usados na tela bloqueada. O app é capaz de entender quais são os programinhas mais usados em determinada hora do dia. Se, no período da manhã, o usuário usa aplicativos para leitura de notícias, por exemplo, esses apps estarão lá nesse período. Com gestos simples, é possível passear entre os aplicativos.
  • 9. Agora veja apps para fotografar, viajar, emagrecer, fazer compras, publicar mensagens em redes sociais e transferir arquivos:

    9 /9(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:AppsÁsiaCoreia do NorteIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTurismo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame