Tecnologia

Aplicativo permite a cego escrever em tablet

Programa criado na Universidade de Stanford faz com que teclas se ajustem aos dedos do usuário

Em breve, aplicativo para escrever em Braile poderá ser utilizado em tablets pessoais (Reprodução/ YouTube/Stanford)

Em breve, aplicativo para escrever em Braile poderá ser utilizado em tablets pessoais (Reprodução/ YouTube/Stanford)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2011 às 15h18.

São Paulo - Pesquisadores americanos criaram um programa que permite a cegos escrever em braile em um tablet.

O software foi desenvolvido por Adam Duran, da Universidade Estadual do Novo México, durante um programa de verão na Universidade de Stanford.

A ideia do aluno era desenvolver uma tecnologia que ajudasse deficientes visuais a, por exemplo, tomar notas em sala de aula ou anotar o telefone de alguém no meio da rua.

Hoje em dia os aparelhos que ajudam cegos a escrever em Braile são muito caros e pouco práticos. O Braile é um código relativamente simples, com cada caractere sendo uma variação de seis pontos – calombos – arranjados em uma matriz 2X3. Os cegos leem sentindo os calombos nos seus dedos.

Os aparelhos que escrevem na linguagem parecem um notebook sem monitor, com oito teclas: seis para digitar os caracteres, uma para deletar e um cursor.

Duran e seus orientadores pensaram então em uma forma de transpor essas oito teclas para uma tela touchscreen. O desafio era: como os deficientes visuais poderiam saber onde estava cada tecla, sem senti-la?

A solução foi bastante simples: fazer com que a teclas se ajustassem aos dedos do usuário. Com o programa, basta tocar a tela com os oito dedos ao mesmo tempo para criar os locais das teclas braile. A partir daí, já é possível começar a digitar. Caso o usuário “se perca”, basta erguer as duas mãos da tela e colocar os oito dedos novamente para criar um novo padrão de teclas.

Com um movimento para a lateral, deslizando, também é possível escolher um teclado de letras, números ou até mesmo símbolos especiais.

A vantagem é que as teclas virtuais acomodam dedos de diferentes tamanhos, e se moldam à posição de escrita desejada. Por enquanto, os pesquisadores afirmam que há alguns impedimentos técnicos e legais, mas que, em breve, pode ser possível baixar o aplicativo para escrever em Braile e utilizá-lo em seu tablet pessoal – como iPad.

Acompanhe tudo sobre:AppsCegosInovaçãoTablets

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia