Tecnologia

AOL lançará serviço de telefonia pela internet

Para os analistas, a chegada da America Online ao mercado de Voip dará mais visibilidade a essa tecnologia, ajudando na sua difusão

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h34.

A America Online (AOL) pretende lançar, dentro de um mês, um serviço de telefonia pela internet, baseado na tecnologia de voz sobre IP, ou Voip. Esse mercado já conta com diversas empresas, como grandes operadoras de TV a cabo e companhias criadas especialmente para a transmissão de voz via internet, como a Vonage. Mas os analistas afirmam que a chegada da AOL, pertencente ao grupo Time Warner, dará mais visibilidade a essa tecnologia e ajudará a popularizá-la.

O número de usuários de Voip está crescendo rapidamente nos Estados Unidos. No final do ano passado, havia um milhão de assinantes de telefonia via internet no país, de acordo com estimativas da consultoria Yankee Group cerca de oito vezes mais do que no final de 2003. A chegada da AOL deverá acelerar esse processo, já que a companhia conta com 22 milhões de usuários pagos de internet, o principal mercado que a empresa quer explorar para difundir seu serviço. A Yankee Group estima que o Voip feche o ano em 2,8 milhões de clientes no país (se você é assinante, leia também reportagem de EXAME sobre a expansão da telefonia via internet).

Inicialmente, a AOL planeja entrar em 44 cidades. Segundo o americano The Wall Street Journal, a política de preços da empresa será agressiva. A intenção é oferecer pacotes mais competitivos que as das concorrentes bem estabelecidas nesse mercado, como a Vonage, que cobra 24,99 dólares por mês para usuários domésticos, sem limite de chamadas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Oura lança nova versão do anel inteligente com design atualizado e novos sensores

China tem 966 milhões de usuários de telefonia móvel 5G

Como diminuir as barreiras para aplicações de computação quântica no setor de energia?

Disputa entre Gradiente e Apple tem definição no TRF