Tecnologia

Android passa iOS e é a 2ª plataforma móvel mais usada nos EUA

Segundo a consultoria comScore, sistema do Google tem 26% de participação de mercado, contra 25% da Apple

Android (Niall Kennedy/Flickr)

Android (Niall Kennedy/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2011 às 16h48.

São Paulo – O sistema operacional Android, do Google, passou o iOS, da Apple, e já é a segunda plataforma móvel mais utilizada por norte-americanos em smartphones. A conclusão é da consultoria comScore, que divulgou nesta quinta-feira (6) sua última estimativa de marketshare de celulares inteligentes nos Estados Unidos.

O relatório se refere a uma análise do período entre setembro e novembro de 2010 e lista as cinco principais concorrentes. A Research In Motion (RIM), proprietária do sistema BlackBerry, lidera o ranking, com 33,5% de participação de mercado. O Google vem em segundo, com 26%, seguido pela Apple, que tem 25%. A Microsoft, que investe no mercado com o lançamento recente do Windows Phone 7, detém 9%, enquanto a Palm, adquirida em abril do ano passado pela HP, tem 3,9%.

No trimestre imediatamente anterior (junho a agosto de 2010), Google e Apple tinham as posições invertidas na tabela. Entre um relatório e outro da comScore, o Android foi também o sistema operacional cuja base de usuários mais cresceu: saltou 6,4 pontos porcentuais, contra 0,8 da Apple. RIM, Microsoft e Palm perderam mercado no mesmo período.

Fabricantes

A comScore traz no mesmo relatório uma pesquisa sobre a participação de mercado das fabricantes de celulares nos Estados Unidos. Os dados se referem ao mesmo período da análise de sistemas operacionais (setembro a novembro de 2010).

O ranking traz a Samsung na liderança, com 24,5% de marketshare e um crescimento de 0,9 pontos porcentuais em relação ao trimestre anterior. LG (20,9%), Motorola (17%), RIM (8,8%) e Nokia (7,2%) completam a lista das cinco principais fabricantes. O estudo inclui usuários norte-americanos de telefonia móvel com idade superior a 13 anos.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppleCelularesEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaiPhoneSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

O que faz a CrowdStrike, empresa por trás do apagão cibernético

Mais na Exame