Exame Logo

Android impulsiona boom na venda de smartphones, diz estudo

Segundo IDC, a previsão é de que o consumo de smartphones cresça ainda mais em 2011, com a ampliação das faixas de preço

Segundo consultor, o sistema operacional do Google é a atual "pedra angular" na estratégia de expansão dos smartphones (Niall Kennedy/Flickr)
DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2011 às 17h06.

São Paulo - O mercado de smartphones deve comemorar que a disparada nas remessas de aparelhos feitas no ano passado ainda vai continuar forte neste ano, segundo dados divulgados pela consultoria IDC nesta segunda-feira (7). Mais de 302 milhões de smartphones foram vendidos em 2010 ao redor do mundo, número 75% mais alto do que no ano anterior.

Somente no último trimestre, o mercado expandiu 87,2% (100,9 milhões de smartphones vendidos), o que sinaliza que a arrancada não vai parar tão cedo.

Veja também

" O Android continua a ganhar [ espaço ] a passos largos, ajudando a impulsionar o mercado de smartphones", afirmou Ramon Llamas, analista da IDC. Segundo ele, o sistema operacional do Google é a atual "pedra angular" na estratégia de expansão dos smartphones e o grande rival do Symbian, até então o líder de mercado.

Llamas afirma que isso ocorre, principalmente, com a adesão ao Android por mais fabricantes, como HTC, LG Electronics, Motorola e Samsung.

A previsão da consultoria é de que os preços para smartphones caiam em 2011, dando lugar a uma maior variedade nas faixas de preços. Entre os fabricantes, a Samsung é a que teve o crescimento mais vertiginoso, de acordo com a IDC, com 318% mais remessas de smartphones em 2010 em relação ao ano anterior.

A coreana se beneficiou principalmente com as vendas do Galaxy S, principal concorrente do iPhone, e chegou a vender 9, 7 milhões de celulares da sua linha de smartphones (em dados da IDC) apenas no último trimestre.

Symbian

A Nokia continua com a maior porção da vendagem de smartphones (33%), com a comercialização de 100, 3 milhões de aparelhos com plataforma Symbian no ano. Logo atrás, vem a RIM com 48,8 milhões e a Apple com 47,5 milhões. No quarto trimestre de 2010, no entando, a Apple tomou a segunda colocação da RIM, motivada pelas vendas do iPhone 4.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppleEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSamsungSmartphonesTecnologia da informação

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame