Tecnologia

Android impulsiona boom na venda de smartphones, diz estudo

Segundo IDC, a previsão é de que o consumo de smartphones cresça ainda mais em 2011, com a ampliação das faixas de preço

Segundo consultor, o sistema operacional do Google é a atual "pedra angular" na estratégia de expansão dos smartphones  (Niall Kennedy/Flickr)

Segundo consultor, o sistema operacional do Google é a atual "pedra angular" na estratégia de expansão dos smartphones (Niall Kennedy/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2011 às 17h06.

São Paulo - O mercado de smartphones deve comemorar que a disparada nas remessas de aparelhos feitas no ano passado ainda vai continuar forte neste ano, segundo dados divulgados pela consultoria IDC nesta segunda-feira (7). Mais de 302 milhões de smartphones foram vendidos em 2010 ao redor do mundo, número 75% mais alto do que no ano anterior.

Somente no último trimestre, o mercado expandiu 87,2% (100,9 milhões de smartphones vendidos), o que sinaliza que a arrancada não vai parar tão cedo.

" O Android continua a ganhar [espaço] a passos largos, ajudando a impulsionar o mercado de smartphones", afirmou Ramon Llamas, analista da IDC. Segundo ele, o sistema operacional do Google é a atual "pedra angular" na estratégia de expansão dos smartphones e o grande rival do Symbian, até então o líder de mercado.

Llamas afirma que isso ocorre, principalmente, com a adesão ao Android por mais fabricantes, como HTC, LG Electronics, Motorola e Samsung.

A previsão da consultoria é de que os preços para smartphones caiam em 2011, dando lugar a uma maior variedade nas faixas de preços. Entre os fabricantes, a Samsung é a que teve o crescimento mais vertiginoso, de acordo com a IDC, com 318% mais remessas de smartphones em 2010 em relação ao ano anterior.

A coreana se beneficiou principalmente com as vendas do Galaxy S, principal concorrente do iPhone, e chegou a vender 9, 7 milhões de celulares da sua linha de smartphones (em dados da IDC) apenas no último trimestre.

Symbian

A Nokia continua com a maior porção da vendagem de smartphones (33%), com a comercialização de 100, 3 milhões de aparelhos com plataforma Symbian no ano. Logo atrás, vem a RIM com 48,8 milhões e a Apple com 47,5 milhões. No quarto trimestre de 2010, no entando, a Apple tomou a segunda colocação da RIM, motivada pelas vendas do iPhone 4. 

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppleEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSamsungSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Computadores quânticos estão mais perto de nossa realidade do que você imagina

Telegram se torna lucrativo após 11 anos, mas enfrenta críticas globais sobre moderação de conteúdo

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições