Tecnologia

Anatel diz ter sido surpreendida por promoção da TIM

A autarquia oficializou nesta sexta-feira a suspensão da venda do produto, por considerar que isso poderia levar a uma "potencial instabilidade" na rede da operadora


	Loja da TIM: o superintendente da Anatel disse que, segundo dados da TIM, a promoção geraria um crescimento do tráfego na rede de 25 por cento (FM-PAS/Flickr)

Loja da TIM: o superintendente da Anatel disse que, segundo dados da TIM, a promoção geraria um crescimento do tráfego na rede de 25 por cento (FM-PAS/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2012 às 19h50.

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi surpreendida com o pacote promocional "Infinity Day" recentemente lançado pela operadora de telefonia TIM, afirmou nesta sexta-feira o superintendente de Serviços Privados do órgão regulador, Bruno Ramos.

A autarquia oficializou nesta sexta-feira a suspensão da venda do produto, por considerar que isso poderia levar a uma "potencial instabilidade" na rede da operadora. Ainda não há uma previsão sobre quando a suspensão poderá ser revogada e, em reunião nesta sexta com a empresa, a agência pediu mais dados à TIM.

"Vamos pedir mais dados para a empresa. O que discutimos é que precisamos de previsão melhor do crescimento semanal do tráfego para saber se a curva de demanda deles é correta", disse Ramos a jornalistas, após reunião com a TIM.

O superintendente da Anatel disse que, segundo dados da TIM, a promoção geraria um crescimento do tráfego na rede de 25 por cento.


Nos próximos dias, os dados de demanda e de capacidade de rede apresentados pela TIM serão comparados com informações da área de fiscalização da Anatel para saber se a operadora tem capacidade de rede para suportar o crescimento da demanda.

Ramos não deu uma previsão para que a Anatel revogue a suspensão, mas disse que, dependendo dos dados, a promoção pode ser liberada em algumas regiões antes das outras, conforme a situação do tráfego e a capacidade da rede.

"Semana que vem esperamos ter pelo menos alguma análise", disse.

Segundo Ramos, a Anatel foi surpreendida com o anúncio da promoção. Ele explicou que, por conta da medida cautelar de julho que suspendeu por alguns dias as vendas da TIM, da Claro e da Oi, a TIM teria de discutir com a agência qualquer promoção que viesse a ter impacto na demanda.

Nessa nova restrição, a Anatel suspendeu a venda do pacote promocional "Infinity Day" que permite ao usuário realizar quantas chamadas locais quiser para outros aparelhos da TIM por 0,50 real num dia.

Acompanhe tudo sobre:3GAnatelEmpresasEmpresas abertasEmpresas italianasOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTIM

Mais de Tecnologia

Apenas 20% dos CFOs estão satisfeitos com os resultados dos investimentos em tecnologia

Meta negocia comprar 5% da EssilorLuxottica, dona da Ray-Ban que comprou a Supreme, diz WSJ

Meta abre dados do Instagram para estudo do impacto na saúde mental de adolescentes

O que é o Prime Day? Nos EUA, ele deve movimentar US$ 14 bilhões

Mais na Exame