Amazon começa Prime Day 2021 com bom cenário nas vendas digitais
Adesão às compras online cresceu durante a pandemia e evento da varejista deve coroar estratégia de descontos para assinantes
Entregas da Amazon: maior evento da gigante varejista começa nesta segunda-feira (Mike Segar/Reuters)
21 de junho de 2021, 06h59
O maior evento da Amazon está acontecendo. A gigante do varejo iniciou nesta segunda-feira, 21, o Amazon Prime Day, que em 2020 chegou a vender 10.4 bilhões de dólares em produtos, uma alta de 45% se comparado com 2019. Desse total, 3.5 bilhões vieram de pequenos e médios negócios que utilizam a plataforma da empresa.
As promoções vão até o final da próxima terça-feira e incluem eletrônicos fabricados pela Amazon, como os dispositivos Kindle e Echo, que contêm a inteligência artificial Alexa. Outros artigos eletrônicos também estarão com descontos, além de livros, itens de informática, artigos para a casa, brinquedos, videogames, entre outros. Há uma lista dos itens que estarão em promoção.
Não perca as últimas tendências do mercado de tecnologia. Assine a EXAME.
O Prime Day é uma estratégia da Amazon de descontos exclusivos para assinantes do serviço Amazon Prime, que inclui ofertas, entregas mais rápidas e gratuitas, e até acesso aos serviços de streaming Amazon Prime Video, ele faz parte de uma estratégia da gigante para angariar ainda mais assinantes e consumidores.
Nos EUA, concorrentes como Walmart e Best Buy já se aproveitam da data para fornecer seus próprios descontos e não deixar a Amazon abocanhar o mercado sozinha -- algo que está no radar em 2021.
Eventos de compras online se tornaram ainda mais importantes desde o início da pandemia de covid-19, que levou consumidores a terem hábitos de compras digitais e aumentaram as margens das varejistas online. No Brasil, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) afirma que as vendas online cresceram 68% em 2020, e a participação do e-commerce no total do varejo saiu de 5% para 10%.
Nesse cenário, há muita perspectiva para que os números do Prime Day 2021 sejam ainda maiores -- como já aguardam algumas previsões. Para a Amazon, o cenário é ainda mais dourado: dados da consultoria eMarketer apontam que a varejista 41% de todas as vendas no varejo digital americano até o final do ano. O Walmart é esperado em segundo, com 7,2% do total.
Últimas Notícias
Netflix detalha como irá funcionar o compartilhamento de senhas; veja o que muda
Há menos de um minuto • 1 min de leituraEntrevista com ChatGPT: inteligência artificial é "novo aluno" da sala de aula
Há menos de um minuto • 1 min de leituraFornecedor da Apple na Índia começa a fabricar peças para AirPods
Há menos de um minuto • 1 min de leituraSony corta previsão de produção de aparelho de realidade virtual
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais