Exame Logo

Agência Brasil e EBC sofrem ataques cibernéticos

As mensagens ficaram por quase duas horas no ar; a EBC e a Agência Brasil são do governo federal

Rapaz opera um computador em competição de hackers: a agência afirmou, em um comunicado, que os ciberataques dificultaram o acesso a alguns de seus serviços (Thomas Samson/AFP/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2014 às 22h57.

Brasília - As contas da Agência Brasil e da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) no microblog Twitter foram alvo de ataques cibernéticos na tarde deste sábado, antes do início do jogo entre Brasil e Holanda em Brasília .

Foram mensagens como "Vários ativistas estão sendo presos hoje (véspera da final da copa), prisões ilegais um grande atentado contra a democracia."; "Estamos prontos para iniciar ataques contra o governo e toda a imprensa corporativa., Não vamos mais tolerar a repressão... #ANONYMOUS"; "Liberdade já para todos os presos políticos PROTESTAR É UM DIREITO!!! #ANONYMOUS @AnonManifest"; "Queremos o direito de protestar sem ter que usar máscara, sem medo de ser perseguido. LIBERDADE JÁ PARA TODOS OS PRESOS POLÍTICOS!".

Veja também

As mensagens ficaram por quase duas horas no ar. A EBC e a Agência Brasil são do governo federal. O Broadcast tentou procurar a EBC nesta tarde para obter detalhes sobre a questão, mas não conseguiu contatos para comentar o caso.

Alertado sobre o problema, o Palácio do Planalto disse que somente a EBC poderia se manifestar. Há poucos minutos, no entanto, a TV Brasil, que também é do governo federal, confirmou pelo Twitter que "os perfis @tvbrasil e @ebcnarede no Twitter foram invadidos na tarde desse sábado".

A mensagem oficial informa que "as contas da Empresa Brasil de Comunicação (@ebcnarede) e da TV Brasil (@tvbrasil) no Twitter foram invadidas hoje (12) por contas atribuídas ao coletivo hacker Anonymous Brasil.

Foram postadas mensagens criticando a repressão aos protestos na Copa do Mundo e a prisão de 19 ativistas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. "Liberdade já para todos os presos políticos. Protestar é um direito", dizia uma delas. As mensagens ficaram no ar por mais de uma hora e foram apagadas."

Manifestações

Hoje 19 pessoas que participaram de manifestações de rua no Rio de Janeiro foram presas sob a acusação de terem cometido atos de vandalismo. Entre os presos, está Elisa Quadros, conhecida como Sininho, ativista presa em Porto Alegre em uma ação das polícias fluminense e gaúcha.

Ontem o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse que o governo federal está monitorando as convocações de protestos para amanhã em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro e manterá esquema de reforço na segurança.

A meta é evitar qualquer possibilidade de violência e destruição de patrimônio, tendo em mira os protestos que estão sendo marcados para o dia do encerramento da Copa.

Gilberto Carvalho, inclusive, classificou ontem como "um lixo" o vídeo de convocação do grupo Anonymus para a manifestação e disse acreditar que o protesto será "um redondo fracasso". Uma das mensagens postadas na invasão de hoje às contas da EBC e Agência Brasil no Twitter citava, justamente, a assinatura "#ANONYMOUS @AnonManifest".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetGovernoHackersInternetRedes sociaisTwitter

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame