Tecnologia

Ações da Apple caem 17,5% após revisão de bancos

Bancos prevêem desaceleração no mercado consumidor e também queda nos ganhos da empresa na comparação com o ano passado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h34.

As ações da Apple despencaram 17,5% no pregão desta segunda-feira (29/09) na Nasdaq após os bancos Morgan Stanley e RBC Capital Markets revisarem as recomendações sobre os papéis da companhia.

Os papéis caíram de 128,24 dólares no fechamento de sexta-feira para 105,77 dólares hoje pela manhã depois de as duas instituições recomendarem "manter" os papéis, em vez de "comprar". O preço alvo da ação da Apple também caiu significativamente, de 178 para 115 dólares.

O Morgan Stangley escreveu que o mercado de PCs que está crescendo é aquele abaixo dos 1000 dólares, em que a Apple não atua. Além disso, afirmou que os ganhos por ação da Apple deverão desacelerar significativamente e chegarão a ser 8% menores em dezembro, na comparação com o ano anterior.

Já o RBC Capital revisou para baixo as recomendações sobre os papéis da Apple com base nos "riscos elevados" de uma desaceleração no mercado consumidor. A instituição também citou uma pesquisa dizendo que a intenção dos consumidores de comprar um laptop Mac ao longo dos próximos 90 dias caiu para 29%, frente a 34% em agosto. Já a intenção de compra de desktops da Apple caiu de 30% para 20% no mesmo período.

No trimestre encerrado em 28 junho, a Apple faturou 7,46 milhões de dólares, ligeira queda frente aos 7,51 milhões faturados em março.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025