Tecnologia

"A Apple criou o Android", diz CEO da Nokia

Num evento em Londres, Stephen Elop, CEO da Nokia, criticou os rivais Apple e Google e defendeu a opção da empresa pelo Windows Phone, da Microsoft

Stephen Elop, o CEO da Nokia, aproveitou sua apresentação para atacar Apple e Google (Divulgação)

Stephen Elop, o CEO da Nokia, aproveitou sua apresentação para atacar Apple e Google (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2011 às 12h20.

São Paulo – Em meio a um novo revés da Nokia – a perda de seu vice-presidente de tecnologia, Richard Green – o CEO da empresa finlandesa, Stephen Elop, polemizou ao dizer que a plataforma Android deve seu sucesso à Apple.

"A Apple criou o Android, ou pelo menos criou as condições necessárias para o desenvolvimento da plataforma. As pessoas decidiram que não poderiam jogar pelas regras da Apple. Então, eles tiveram que fazer outra coisa. Foi quando o Google entrou lá e criou o Android. E outros embarcaram no trem Android", declarou Elop durante uma apresentação no evento Open Mobile Summit, ontem, em Londres.

No evento, ao comparar as duas empresas, Elop ilustrou a Apple com uma caixa fechada e classificou o Google da seguinte forma: “a caixa do Google é aberta, mas ainda tem abas, e não sabemos o que essas abas vão fazer. Se você contar o número de linhas no código do Android você pode obter uma perspectiva diferente sobre quão aberto ele realmente é. Tem mais código proprietário do que se poderia supor”, argumentou.

Sobre as dificuldades com a plataforma Symbian, Elop afirmou que, após muitos anos de bons serviços prestados, a Nokia reconheceu que foi desafiada. Daí a opção por buscar uma parceria com a Microsoft, acordo que Elop defendeu fortemente na última semana durante outro evento, nos Estados Unidos.

“Estudamos a opção do Android, do Google. Pensamos em nos unir a um sistema forte e em crescimento. Mas nos preocupava o fato de que não poderíamos nos diferenciar o suficiente. Além disso, era uma questão de atitude. Se adotássemos o Android, teríamos dado a impressão de que estávamos nos rendendo. Não nos rendemos. Estamos lutando com força", declarou Elop na conferência Uplinq, em San Diego, na Califórnia.

No encontro de ontem na Inglaterra, o presidente da Nokia aproveitou para esclarecer os boatos sobre uma possível venda da companhia à Microsoft, hoje parceira da empresa, ou mesmo para a Samsung. "Todos esses rumores são infundados. A Nokia não está à venda”, garantiu.

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesEmpresasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaiPhoneMicrosoftNokiaSmartphonesWindows

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA