94% dos smartphones vendidos em 2013 tinham sistemas Android ou iOS
O Windows Phone foi o sistema que mais cresceu no último ano


Lucas Agrela
Publicado em 12 de fevereiro de 2014 às 16h29.
A grande maioria dos smartphones vendidos no ano passado rodavam sistemas Android ou iOS, de acordo com análise da consultoria IDC. Esses aparelhos representaram 93,8% das vendas durante 2013 e 95.7% no último trimestre - de outubro a dezembro.
No ano passado a marca de 1 bilhão de vendas de smartphones foi atingida pela primeira vez, com a Samsung na liderança desse segmento. No mercado Android, a empresa foi responsável por cerca de 40% das unidades comercializadas.
Com a compra da Motorola pela Lenovo, a companhia assume o segundo lugar entre os fabricantes de aparelhos Android, deixando a HTC para trás, agora na terceira posição.
A Apple foi a empresa que menos cresceu em relação as demais, aumentando suas vendas em 12,9% em relação a 2012. Conforme indica o The Next Web,algo que teria prejudicado a companhia de Cupertino teria sido a falta de um smartphone de baixo custo.
Por outro lado, o Windows Phone foi o sistema que viu o maior aumento na presença de mercado: 90,9% nos últimos 12 meses. Grande parte desse crescimento foi de responsabilidade da Nokia, fabricante prioritária dos smartphones com o OS móvel da Microsoft.
Já a BlackBerry foi a recordista de perda de mercado, com -40,9%.