7 apps de produtividade para o iOS 7
Organizador de tarefas, suíte de escritório, calculadora e aplicativo de notas estão entre as dicas para ficar operante para o trabalho
Da Redação
Publicado em 27 de setembro de 2013 às 13h02.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h27.
O desempenho do iPhone aumentou com o novo sistema operacional iOS 7. Para melhorar também o desempenho no dia a dia da empresa, a INFO preparou uma lista com os 7 aplicativos mais úteis para usar no escritório - seja ele home office ou em uma empresa. Organizador de tarefas, suíte de escritório, calculadora e aplicativo de notas estão entre as dicas para ficar operante para o trabalho. O serviço de armazenamento na nuvem permite que qualquer arquivo seja salvo e usado não só no smartphone como em outros aparelhos e computadores. E um bônus: um app para ouvir rádio, porque ninguém é de ferro – e dá para trabalhar com mais prazer escutando música.
O Omni Plan 2 é um organizador de tarefas que ajuda a visualizar as obrigações. Uma tela organizada como uma timeline com itens coloridos ajuda a inserir, detalhar e estabelecer prazos e pessoas envolvidas em cada atividade. Ótimo para quem trabalha sozinho ou mesmo para controlar equipes inteiras. A interface é simples de usar e intuitiva. Ao preço de US$ 59,99, o aplicativo funciona não só no iPhone como no iPad e no Mac. Entre as funcionalidades, há o compartilhamento de tarefas, a possibilidade de aprovar ou rejeitar as alterações no andamento de uma atividade pela equipe, a disposição de calendários e planilhas e a possibilidade de acrescentar itens e sincronizá-la com a própria contatos.
O Clear também é um app para gerenciar tarefas e compromissos, que pode ser usado para deveres de vida pessoal. O aplicativo possui um visual minimalista e funciona tanto no Mac quanto no smartphone. A partir de um visual colorido e customizável, ele se utiliza de gestos para completar, adicionar ou deletar os compromissos. O usuário pode utilizar o app tanto para criar listas de tarefas pessoais, quanto listas de compras, notas rápidas, livros ou filmes para ler e assistir, contatos ou até grandes projetos para cumprir. Outro detalhe interessante do Clear está na sua possibilidade de sincronia pelo iCloud entre as plataformas iOS e Mac. Assim, o usuário pode ter suas tarefas sempre atualizadas na nuvem entre o PC e o smartphone.
A PCalc é o aplicativo que transforma o iPhone em uma poderosa calculadora - da mais básica até a financeira e a científica. O layout é configurável, assim como o modo de uso, que pode ser usado em engenharia, administração, para cálculos hexadecimais e binários. Há também possibilidade de cálculos com constantes e opção de refazer cálculos. Disponível para iOS, funciona também no iPad e custa US$ 9,99.
Há quem adore a anarquia e quem prefira ter tudo organizadinho. O Evernote foi feito para quem se alista no segundo grupo. Considerado um dos melhores programas de organização pessoa, o aplicativo está integrado a um serviço na web e uma aplicação PC ou no Mac onde podem ser guardadas anotações, registros sonoros, fotos e clipes da web. Todos os conteúdos armazenados podem conter localização geográfica para mapeamento e pesquisa. O aplicativo é grátis.
O Dropbox é perfeito para quem usa várias máquinas e quer manter documentos e arquivos sincronizados entre elas. O programa fica na área de notificação e apenas avisa (com uma animação em seu ícone) quando está enviando ou baixando arquivos. Os itens que serão sincronizados entre os micros devem ficar em uma pasta criada pelo Dropbox, dentro do diretório Meus Documentos. Alem de sincronizar, o Dropbox também mantém as versões anteriores de um arquivo, o que é útil para documentos e planilhas. O espaço de armazenamento é de 2 GB e permite trasnferir arquivos como planilhas, textos, PDFs e apresentações.
O Feedly Reader é um app para leitura de notícias. Surgido como webware, ele tem versões para Android e iOS e pode ser instalado em tablets e smartphones. É um agregador e organizador de RSS gratuito. A interface é baseada na do Google Reader, mas é possível personalizar a forma de exibição das notícias, assim como selecionar as fontes das quais receber atualização. Dá para organizar a leitura diária de blogs, sites e serviços web (como canais do Youtube, Twitter e Facebook). A graça do Feedly é que ele transforma cada feed em cartões de notícias, o que torna a navegabilidade mais simples e organizada. Há possibilidade de compartilhamento de tudo nas redes sociais.
O aplicativo QuickOffice é uma suíte de softwares de escritório para usar na nuvem, disponível para smartphones e tablets com Android e iOS. O programa foi comprado pelo Google, e agora não é mais necessário pagar para usar os editores de textos, planilhas e apresentações de slides. Para usar o app, basta ter uma conta no Google (Gmail ou Google Plus) para acessar o Drive (pasta de compartilhamento na nuvem com 15GB de espaço) e usar os programas. Os programas ainda são capazes de ler e editar arquivos do Microsoft Office ou qualquer outro software similar, além de abrir PDFs.
Como ninguém é de ferro, pode usar o TuneIn Radio para ouvir música no trabalho. Trata-se de um serviço capaz de tocar milhares de estações de rádio em todo o mundo. Além de iOS, está disponível para Android. Usar o serviço é bem simples: basta escolher qual o tipo de estação deseja ouvir (por notícias, músicas, etc.) ou buscar o nome da rádio desejada direto no campo de buscas. Usuários cadastrados também podem favoritar rádios para encontrá-las facilmente depois. Nas versões para PCs e smartphones, há como encontrar as estações de rádio mais próximas do usuário. Além disso, a versão do app em smartphones e tablets permite programar o rádio no modo sleep timer ou até colocar alguma estação para tocar como alarme. E quem compra a a versão completa no iOS ou Android também ganha a opção extra de gravar a programação que estiver tocando no momento.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Por que o YouTube está dominando as telas de TV em 2024GAC Group lança robô humanóide GoMate para revolucionar indústria automotivaCEO da Salesforce presentou a Apple com 'Apple Store'; entenda a relação de Benioff com Steve JobsBluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradual