6 novidades em apps para iPhone, iPad e Android - 7/12
Apps para correr, ver filmes, produzir vídeos em turma, compartilhar arquivos, gerenciar projetos e melhorar a concentração ao trabalhar ou estudar
Maurício Grego
Publicado em 7 de dezembro de 2013 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h22.
São Paulo -- Nossa seleção de apps da semana traz o JumpCam, para produzir vídeos coletivos (nesta foto); o Box, para armazenar arquivos na nuvem; o SnagFilms, que exibe filmes alternativos; e o fucus@will, que promete melhorar a concentração ao trabalhar ou estudar. Também testamos o app oficial da corrida São Silvestre e o gerenciador de projetos QuickPlan Pro.
Grátis, em português, para Android e iPhone O JumpCam é um concorrente inovador na disputada área de apps para vídeo. Ele permite juntar, num vídeo, cenas já existentes no smartphone ou filmadas com o próprio app, além de adicionar trilha sonora e efeitos. Mas o mais interessante é que até 30 usuários podem contribuir com cenas para um mesmo vídeo, que fica armazenado na nuvem. Uma turma de amigos, mesmo distantes um do outro, pode gravar um vídeo coletivo dessa maneira.
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas O Box é um serviço de armazenamento na nuvem similar ao Dropbox e ao Google Drive, mas com a opção de recursos mais profissionais. O app sincroniza arquivos entre diferentes dispositivos. Ele também permite que os membros de um grupo comentem os documentos e se integra a outros apps móveis e a serviços na web. A conta gratuita dá direito a 10 GB de espaço. Há planos pagos para indivíduos e empresas, com mais capacidade e recursos como a possibilidade de manter múltiplas versões de documentos.
Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas O SnagFilmes foi uma agradável surpresa entre os apps que testamos nesta semana. Ele oferece acesso gratuito, via streaming, a 8 mil filmes alternativos, incluindo bons documentários e filmes vencedores de festivais. O usuário pode navegar no acervo e salvar os títulos mais interessantes numa lista pessoal, além de ver trailers. Quase todos os títulos são em inglês e sem legendas. Há poucas produções de outros países, incluindo alguns curtas brasileiros, falados em português.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad Se você se distrai facilmente enquanto trabalha ou estuda, talvez o focus@will possa ajudá-lo. Ele fornece músicas especialmente escolhidas para facilitar a concentração. Não notamos nenhuma melhora súbita da concentração ao testá-lo. Mas pode ser útil em ambientes ruidosos, onde há muitas distrações. O app pode ser usado gratuitamente por até 40 horas. Depois, pagam-se 3,99 dólares por mês, o que também desbloqueia alguns ajustes extras.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O app oficial da São Silvestre, a corrida de rua mais tradicional do país, traz informações sobre o evento, notícias e um mapa (do Google) com o percurso, além de músicas (do SoundCloud) para acompanhar treinamentos. Este último recurso teve algumas falhas em nosso teste. E vale notar que nada funciona no app sem acesso à internet. A São Silvestre acontece em São Paulo na manhã de 31 de dezembro. 27 mil pessoas devem participar neste ano.
Em inglês, para iPhone (4,99 dólares) e iPad (9,99 dólares) O QuickPlan Pro permite administrar projetos complexos por meio de gráficos de Gantt. Pode ser usado para gerenciar a reforma de uma casa, planejar um novo negócio ou desenvolver um produto, por exemplo. O app explora bem a tela sensível ao toque, tornando fáceis os ajustes no gráfico. Ele também permite subdividir um grande projeto em outros menores. Os gráficos são sincronizados entre vários dispositivos e podem ser armazenados na nuvem e exportados em forma de imagem, documento PDF ou planilha do Excel.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5GLilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionáriosGoogle cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz siteXerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão