6 novidades em apps para iPhone, iPad e Android - 1/3
Apps para desenhar, enviar mensagens, fotografar, entrar em forma e aprender a programar
Maurício Grego
Publicado em 1 de março de 2014 às 07h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h16.
São Paulo -- Nossa seleção de apps da semana traz o Telegram, um mensageiro rápido e seguro; o SketchBook Express, para desenhar; o app de fotografia VSCO Cam; o abrangente kit de ferramentas LINE Tools; o personal trainer de bolso RealiFit; e o Codecademy, ótimo app educativo que ensina fundamentos de programação.
Grátis, em português, para Android e iPhone O Telegram ganhou visibilidade depois da compra do WhatsApp pelo Facebook. Esse app de mensagens é simples, rápido e, segundo seus autores, bastante seguro. Como o WhatsApp e o Viber, ele identifica o usuário pelo número do telefone e permite trocar mensagens, vídeos e fotos com pessoas e grupos. O uso é grátis e o app não exibe anúncios.
Grátis, em português, para Android ( smartphones e tablets ), iPhone e iPad Com a assinatura da AutoDesk, a produtora do AutoCAD, a versão gratuita do SketchBook oferece recursos básicos para desenhar e pintar no smartphone ou tablet. O desenho é dividido em até três camadas, o que dá boa flexibilidade para trabalhar com cada parte separadamente. O app vem com um conjunto básico de pinceis. Outros kits podem ser comprados por 0,99 dólar cada.
Grátis, em português, para Android e iPhone O VSCO Cam é um competente app de fotografia com funções para clicar, editar as fotos e compartilhá-las nas redes sociais. Atualizado neste mês, ele ficou mais social, passando a mostrar fotos de outros usuários. Tocando numa delas, podem-se ver detalhes técnicos da imagem e, em alguns casos, o local onde foi tirada. Há muitos filtros de efeitos à venda no app, com preços começando em 0,99 dólar.
Grátis, em português, para Android e iPhone Criado pelos mesmos autores do comunicador LINE, o LINE Tools é um kit de ferramentas para o smartphone. Inclui coisas como régua, transferidor, lente de aumento (que mostra a imagem captada pela câmera ampliada) e leitor de QR Code. O app funciona bem, mas algumas das ferramentas, como a lanterna e a bússola, já existem em muitos smartphones.
1,99 dólar (grátis por tempo limitado), em inglês, para Android e iPhone/iPad O RealiFit é mais um app que transforma o smartphone em personal trainer de bolso. Ele oferece exercícios para cada parte do corpo, demonstrados por meio de animações. Em alguns casos, mostra também a maneira errada de fazer o exercício. O usuário pode ativar um assistente falante (em inglês) que conta as repetições e diz frases motivacionais.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad Você quer desenvolver um aplicativo e ficar bilionário como os criadores do WhatsApp? O app do site Codecademy pode ser um bom começo. Ele ensina fundamentos de programação por meio de uma série de exercícios rápidos e agradáveis. O curso pode ser completado em menos de uma hora. Embora a App Store liste o português como um dos idiomas, os exercícios são em inglês.