5 novidades em apps para iPhone, iPad e Android – 8/9
Analisamos cinco aplicativos para smartphones e tablets que são destaque nesta semana: Câmera do Facebook, Quora, Grooveshark, Mixel e Somm
Maurício Grego
Publicado em 1 de novembro de 2012 às 20h56.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h18.
São Paulo — O Facebook liberou para os brasileiros, nesta semana, a Câmera do Facebook, seu app para fotografia no iPhone. Abrimos a seleção de apps da semana com ele. Outro destaque é o Mixel, um divertido aplicativo para fazer e compartilhar colagens fotográficas (na imagem). Testamos, também, o app da rede social de perguntas e respostas Quora. Já conhecido pelos usuários do iPhone, ele ganhou, nesta semana, sua versão para Android. Completamos a seleção com dois aplicativos para ouvir música: o Grooveshark e o brasileiro Somm.
Grátis, em português, para iPhone (4S, 4 e 3GS), iPod touch (4ª geração), iPad 2 e novo iPad O Facebook liberou para os brasileiros, nesta semana, seu aplicativo para fotografia no iPhone, que já estava disponível em outros países. Chamado Câmera do Facebook em português, ele tem como uma das atrações um recurso que permite compartilhar rapidamente múltiplas fotos. O usuário pode adicionar legenda, indicar o local da foto e marcar pessoas presentes nela antes de publicar. O app ainda permite criar um álbum no Facebook ou escolher um já existente para incluir as imagens. Fora isso, ele possibilita fotografar e fazer ajustes básicos nas fotos, como recortar, girar e aplicar filtros. Também permite visualizar fotos dos amigos, curtir e adicionar comentários a elas. O app é prático e funciona bem. Mas alguns usuários criticam o fato de ele exigir a ativação do GPS do iPhone para isso. Em outras palavras, o Facebook sempre “sabe” onde a pessoa está quando o aplicativo é usado. Outro detalhe incômodo é que ele insiste bastante para que o usuário marque as pessoas nas fotos.
Grátis, em inglês, para iPhone (4S, 4 e 3GS), iPod touch (3ª e 4ª gerações) e iPad Apesar da enorme quantidade de aplicativos para fotografia no iPhone disponíveis na App Store, sempre aparece alguém com um ideia inovadora. É o caso do Mixel, um app que, além de permitir fotografar e compartilhar fotos (via Twitter, Facebook, Instagram ou e-mail), possibilita montar mosaicos com as imagens. Para isso, basta escolher as fotos entre as armazenadas no iPhone ou tirar algumas novas com a câmera. O Mixel ajusta todas elas numa mesma imagem automaticamente. O usuário pode aumentar ou diminuir as fotos e trocá-las de posição manualmente. Também, com um toque no botão Shuffle, fazer a troca de forma aleatória. O app ainda oferece seis opções de acabamento para o mosaico. No final, é só compartilhar as imagens com os amigos. O Mixel já existiu, no passado, na forma de um app para iPad. Essa primeira encarnação do aplicativo foi descontinuada há cerca de um mês. A nova versão é mais simples e mais fácil de usar.
Grátis, em inglês, para iPhone, iPad, Android e outros O Grooveshark, um bom serviço online para quem busca uma música específica para ouvir, ganhou um app na web para smartphones e tablets. Ele dá acesso ao catálogo de 15 milhões de músicas armazenadas no Grooveshark. Podem-se pesquisar faixas nesse catálogo, montar listas de execução ou ouvir músicas de estilos específicos. Para usar o aplicativo online basta ir até o endereço html5.grooveshark.com no browser. Depois, é conveniente criar um ícone na página inicial do dispositivo ou um item na lista de favoritos para facilitar o acesso. O app, que ainda está em fase beta, tem visual espartano e algumas falhas. Às vezes, para voltar à página inicial, é preciso usar o botão Voltar do browser. Ainda assim, ele é muito bem vindo.
O Grooveshark também tem aplicativos móveis nativos para diversos smartphones. Mas – diferentemente do app em HTML5, que é de uso gratuito – eles requerem uma assinatura que custa 9 dólares por mês. Além disso, a Apple e o Google baniram esses apps das suas lojas oficiais. O serviço online enfrenta processos judiciais envolvendo direitos autorais de músicas. Supõe-se que essa seja a razão para o banimento.
O Grooveshark também tem aplicativos móveis nativos para diversos smartphones. Mas – diferentemente do app em HTML5, que é de uso gratuito – eles requerem uma assinatura que custa 9 dólares por mês. Além disso, a Apple e o Google baniram esses apps das suas lojas oficiais. O serviço online enfrenta processos judiciais envolvendo direitos autorais de músicas. Supõe-se que essa seja a razão para o banimento.
Grátis, em português, para iPhone/iPad/iPod touch e Android Se você usa apps de rádio na internet como Stereomood ou Shuffler.fm, talvez sinta falta de músicas brasileiras neles. Ou então, é possível que queira interferir mais na programação, escolhendo quais artistas vai ouvir. O Somm, da empresa Melody Box, inclui vários canais de música brasileira. Além disso, ele aprende com o comportamento do ouvinte. Cada vez que a pessoa pula uma música, avançando para a próxima na lista de execução, o Somm registra isso. Com o tempo, ele monta uma lista de artistas de que o ouvinte gosta e de que não gosta. Assim, a programação vai ficando cada vez mais personalizada. O app oferece dezenas de canais, que também podem ser ouvidos no computador por meio do browser (no endereço somm.melodybox.com.br ). A lista inclui estilos musicais tão variados como humor, zen, dance, fitness, gospel e vários dedicados a artistas específicos como Bob Dylan e Beatles. Durante o teste de EXAME.com, porém, o aplicativo travou algumas vezes.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad/iPod touch (iOS 5 ou posterior) e Android A rede social de perguntas e respostas Quora liberou, nesta semana, seu app para Android . Ele vem se juntar ao aplicativo para iPhone do site , que ganhou uma atualização em agosto. Os apps permitem pesquisar assuntos específicos, acompanhar as discussões e participar delas. A versão para Android tem algumas vantagens em comparação com o app para iPhone. Entre elas estão a opção de busca por voz, melhor integração com o sistema operacional e um widget que mostra informações na tela inicial. Para quem não conhece a Quora, vale avisar que as discussões no site são em inglês.