5 novidades em apps para iPhone, iPad e Android – 20/10
Nesta semana, analisamos o CloudOn, que permite editar documentos do Microsoft Office, o Expedia Hotels e três apps brasileiros: Recomind, Apontador e Buscapé
Maurício Grego
Publicado em 26 de outubro de 2012 às 11h53.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h16.
São Paulo — A presença de títulos brasileiros entre os Apps da Semana de EXAME.com tem aumentado. E alguns deles trazem ótimas ideias. É o caso do Recomind, que facilita a contratação de profissionais como eletricistas, mecânicos e dentistas. Além dele, destacamos, nesta semana, o CloudOn, que permite editar planilhas, textos e apresentações numa versão online do pacote Office, da Microsoft . Também analisamos o aplicativo da agência de viagens virtual Expedia (na imagem), que estreou no Brasil neste mês. Fechamos a lista com mais dois apps brasileiros: a nova versão do comparador de preços Buscapé e o app do serviço de localização Apontador.
Grátis, em português, para iPhone e Android O Recomind busca facilitar a contratação de profissionais como faxineiras, pedreiros, eletricistas, mecânicos, médicos e cabeleireiras. O app funciona mais ou menos como um caderno de endereços e telefones com características de rede social . Cada pessoa cadastra os prestadores de serviços que conhece em sua agenda pessoal. Depois, pode recomendá-los a seus contatos no Facebook. Também pode pedir recomendações aos demais quando precisa contratar um profissional. Por enquanto, o número de indicações que se obtêm no aplicativo não é grande. Mas isso deve melhorar à medida que mais pessoas passem a usá-lo.
Grátis, em inglês, para iPad e Android Enquanto a Microsoft não libera o pacote de aplicativos Office para iPad e Android, vão surgindo outras alternativas. Uma delas é o CloudOn, serviço que permite abrir e editar textos, planilhas e apresentações do Office usando uma versão dos aplicativos na nuvem. O app trabalha integrado aos serviços Dropbox, Google Drive e Box, onde os documentos ficam armazenados. Atualizado nesta semana, ele ganhou um recurso que permite fazer anotações em documentos. Os criadores do CloudOn dizem que ele já foi baixado 2 milhões de vezes e que o Brasil é o sexto país com mais usuários. Embora ofereça as funções dos aplicativos Word, Excel e PowerPoint, o app tem duas limitações decorrentes da maneira como trabalha. Primeiro, nada funciona sem acesso à internet. Segundo, como todas as operações são executadas à distância, ele é um tanto lento. Os autores prometem, para breve, uma versão para iPhone.
Grátis, em português, para iPhone/iPad e Android O app do comparador de preços Buscapé permite, agora, que o usuário faça compras dentro dele. Para isso, é preciso fazer um cadastro no Bcash, o serviço de pagamentos do Buscapé (parecido com o PayPal e outros similares). Basta, então, escolher o produto e encomendá-lo na loja que tenha a oferta mais interessante. O aplicativo também oferece leitor de código de barras para identificação de produtos (por meio da câmera do smartphone ou tablet); visualização de ofertas num mapa; filtros para refinamento da busca e avaliações. Uma versão para Windows Phone está em desenvolvimento.
Grátis, em português, para iPhone/iPad e Android A agência de viagens virtual Expedia chegou oficialmente ao Brasil neste mês. Seu app Expedia Hotels permite buscar acomodações e fazer reservas em 130 mil hotéis espalhados por 20 mil cidades ao redor do mundo. O viajante pode pesquisar hotéis por cidade e filtrar os resultados por preço, distância, nome do hotel e avaliação dos usuários. Pode ver fotos do local, comparar a localização dos hotéis num mapa e ler comentários de outros viajantes. A versão para iPhone e iPad ganhou, recentemente, um recurso que lista ofertas de hotéis para o mesmo dia.
Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android e Windows Phone O aplicativo do Apontador permite localizar bares, restaurantes, hotéis, bancos, estacionamentos e outros estabelecimentos. Segundo os autores, ele tem mais de 7 milhões de estabelecimentos cadastrados. É possível pesquisar locais e ver sua localização no mapa, fotos, informações gerais e avaliações de outros usuários. O app ainda funciona como uma rede social no estilo do Foursquare . Pode-se fazer check-in num local e acumular pontos ao compartilhar informações e fotos. O Apontador, que já é popular entre os usuários de iPhone e Android, ganhou sua versão para Windows Phone nesta semana.