5 jogos indies que foram dos consoles para o Steam
Conheça cinco games independentes que iniciaram sua trajetória como exclusivos dos consoles, mas eventualmente se renderam à plataforma digital da Valve.
Jogos indies (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 15 de maio de 2013 às 12h27.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h06.
Fez: Após passar mais de um ano como jogo exclusivo para Xbox Live Arcade, a pérola independente de Phil Fish chegou nesta semana ao serviço Steam. Adiado por anos devido a inúmeros bugs, o jogo acompanha a criatura Gomez em sua busca por fragmentos de cubos numa jornada que alterna o 2D e o 3D de forma singular.
Papo & Yo: Também recém-chegado ao Steam, em versão localizada em português, o jogo canadense era exclusivo da PSN norte-americana desde agosto de 2012. Ambientado em uma favela brasileira, a aventura acompanha Quico em sua busca para curar a raiva do Monstro que o persegue.
Super Meat Boy: O período de exclusividade do dificílimo jogo do Team Meat foi bem menor, pouco mais de um mês na XBLA. Embora tenha sido sucesso na plataforma, a demora para o retorno financeiro e divergências contratuais fizeram a dupla reclamar bastante do modelo.
Castle Crashers: Por outro lado, esse foi um dos jogos que mais demorou para ganhar versão para Steam. O game de ação medieval foi lançado primeiro para Xbox 360 em 2008, depois para PS3 em 2010, e só no segundo semestre chegou para PC.
Braid: Se há um designer que parece ter abraçado o modelo de exclusividade temporária no console, é Jon Blow. Braid só existiu para Xbox 360 por mais de um semestre e seu próximo jogo, The Witness, também só estará disponível a princípio para o PS4.
Ferramenta que permite navegar visualmente pelo mundo tornou-se peça-chave na investigação de um caso de homicídio em Tajueco, um pequeno município espanhol com apenas 56 habitantes