5 apps que estão bombando na SXSW 2012
Evento que acontece em Austin, Texas, é vitrine para novos, e promissores, aplicativos para dispositivos móveis
Gabriela Ruic
Publicado em 14 de março de 2012 às 07h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h25.
São Paulo – O festival South by Southwest acontece em Austin, Texas (EUA) desde os idos de 1987. O objetivo, desde sempre, é trazer ao grande público o que é produzido pela cultura underground em termos de música, cinema e também tecnologia. Com o tempo, o evento se firmou como vitrine para jovens empreendedores de startups criativas. O Twitter, por exemplo, rede de microblogs que hoje ultrapassa os 300 milhões de usuários, foi um sucesso nos corredores do SXSW de 2007. Em 2009, a bola da vez foi o Foursquare, lançado como app de geolocalização e que passa por uma fase de remodelação para deixá-lo cada vez mais social. Já a edição de 2012 do evento, que acontece até o próximo sábado, parece ter sido invadida pelos aplicativos chamados “so-mo” (social-mobile). A categoria tem como base a integração de serviços de geolocalização (tal qual o Foursquare) às redes sociais , promovendo o compartilhamento de informações e contato entre usuários. EXAME.com selecionou alguns aplicativos apresentados nesta edição da SXSW e que deram o que falar, seja pela inventividade com a qual lidam com as interações sociais ou pela já firmada popularidade. Confira nas imagens ao lado:
O Highlight é, sem dúvida, o mais popular entre o público desta edição do SXSW. O app tem como objetivo conectar usuários que estejam próximos. Através do perfil no Facebook, o aplicativo encontra amigos e outros usuários circulando nos arredores. A partir daí, é possível que se entre em contato com quem divide os mesmos interesses. O interessante do aplicativo é que propõe o uso das redes sociais como ferramenta para a interação no mundo real, por assim dizer. Basicamente um aliado para quebrar o gelo e conhecer gente nova. Por ora, o aplicativo está disponível apenas para iPhone, mas pode ser baixado gratuitamente no iTunes.
O Highlight pode ser o que está recebendo mais atenção da imprensa e usuários, mas não é o único aplicativo que mistura a localização às redes sociais lançado em Austin. Com os mesmos objetivos, aparece o Glancee. A vantagem, porém, é que o app está disponível gratuitamente para os sistemas operacionais iOS e Android. A interface do aplicativo é simples e fácil de manejar. Assim como o Highlight, o Glancee também usa o perfil do Facebook como base. Na tela “Radar”, que mostrar outros usuários próximos, aparece também quais os interesses em comum. O Glancee é ainda um pouco lento e está disponível apenas em inglês, mas já conta com usuários brasileiros.
Assim como o Instagram fez sucesso ao incorporar diferentes filtros em imagens capturadas via iPhone, o Vibop surge na SXSW 2012 com o objetivo de fazer o mesmo pelos vídeos. O app permite que usuários filmem, editem, customizem e compartilhem vídeos nas principais redes sociais. O Vibop apresenta uma série de filtros que podem ser aplicados ao vídeo. Entre eles o Comics, que traz cores vivas para o material gravado, dando a sensação de que é uma animação. O app está disponível gratuitamente para iPhone, mas vai além das fronteiras do smartphone, até os desktops. Neles, usuários podem fazer o upload de um vídeo ou filmar com a webcam do computador.
Os pássaros mais amados, e vingativos, do mundo virtual estão de volta. O novo título do jogo da finlandesa Rovio é Angry Birds Space, e é mais um aplicativo apresentado durante a SXSW 2012. Desta vez, a batalha contra os porcos acontece fora dos limites da Terra, em pleno espaço. A nova versão estará disponível para download a partir do dia 22 de março, em aparelhos iOS, Android, PC e Mac. O jogo Angry Birds foi lançado em 2009 e se firmou como um dos aplicativos mais populares da história, com mais de 250 milhões de downloads.
A Marvel também trouxe novidades para os amantes dos quadrinhos: o Marvel AR. O aplicativo vai oferecer aos fãs da editora, conteúdo exclusivo sobre os quadrinhos, tudo em realidade aumentada. Basta que o usuário abra o app em seu smartphone e aponte a câmera do aparelho para o logo impresso na publicação. De acordo com a editora, o material vai incluir entrevistas com os criadores dos principais super-heróis, por exemplo, ou o desenvolvimento do quadrinho de rascunho até a finalização. O aplicativo será lançado para download, gratuitamente, a partir do dia 4 de abril, tanto em dispositivos Android quanto iOS. E o primeiro quadrinho a vir equipado com a logo Marvel AR e que trará os “extras” é o aguardado Avengers vs. X X-Men #1 Infinite, que também será lançado na data e custará 3,99 dólares.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrênciaCelebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e BumbleApple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes