5 alternativas para o MSN
Com o fim do MSN Messenger na última terça-feira, veja quais softwares podem substituir o antigo mensageiro da Microsoft
Da Redação
Publicado em 2 de maio de 2013 às 09h51.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h37.
São Paulo - O MSN foi descontinuado no dia 8 deste mês lá fora, mas teve a vida um pouco mais longa por aqui. No entanto, o dia 30 de abril marca o fim do serviço também no Brasil. Agora, os usuários serão forçados a migrar para o Skype caso queiram continuar batendo-papo com a antiga conta. Como nem todos aprovaram a mudança, selecionamos algumas alternativas ao mensageiro da Microsoft . Veja a lista completa a seguir.
Com uma interface e recursos mais tradicionais, o IM é interessante para quem não se interessa tanto por recursos de VOIP e quer somente o bate-papo por texto nas redes de mensagens instantâneas. O funcionamento do IM é bem semelhante aos programas para o desktop, separando as diferentes conversas usando abas ou janelas na interface do app. Ele se conecta às redes do Windows Live Messenger (hoje Skype), Facebook, Google Talk, ICQ e Yahoo! Messenger. Nos chats compatíveis, é possível até enviar arquivos do smartphone ou do computador para os contatos em serviços compatíveis, além de receber conteúdo deles.
Um dos aplicativos que mais atraiu os usuários que abandonaram o MSN foi o Messenger do Facebook. Disponível primeiro como parte da rede social, o serviço logo virou app para Android e iOS, além de contar com uma versão “independente” para Windows. Nas últimas atualizações, o app para sistemas móveis ganhou o recurso que o tornou semelhante ao WhatsApp, permitindo até mesmo enviar mensagens para outros números usando o plano de dados. O aplicativo ainda conta com chamadas de vídeo, envio de mensagens de áudio e de fotos – da memória ou tiradas na hora. As funções, no entanto, não estão disponíveis no cliente para Windows, apenas na versão web.
Assim como IM , o Nimbuzz facilita a comunicação com todos os seus contatos online. O app, gratuito no Windows, no Mac, no Android, no iOS e no Windows Phone, reúne diversos serviços de mensagens, como Skype, MSN, Gtalk, Facebook, Yahoo! Messenger e outros mais.
A grande vantagem dele é capacidade de importar a divisão por grupos, algo que o Skype não faz e que facilita a navegação pelos contatos. Além disso, ao contrário do IM , o programa conta com um recurso para fazer ligações por VoIP. Para isso, o Nimbuzz utiliza a conta do Skype cadastrada nele.
Com interface leve e simples, o Pidgin coloca seus contatos do Windows Live Messenger (hoje Skype), do Google Talk e de diversos outros serviços de mensagens instantâneas na mesma lista. As conversas podem ser reunidas em uma única janela, sendo separadas por aba, e podem ser criptografadas, garantindo uma melhor segurança a bate-papos um tanto sigilosos. Ele tem suporte a outros 14 protocolos de redes de bate-papo além do Messenger da Microsoft e o GTalk, incluindo o saudoso ICQ, o IRC e até aqueles padrões menos conhecidos, como o Gadu-Gadu e o Zephyr. O Pidgin tem versões nativas apenas para Windows e Linux. Se você estiver usando um Mac, pode utilizar o Adium, bastante parecido e com praticamente as mesmas funções.
Com um visual bem simples, mas cheio de recursos, o Gtalk permite conversar por texto, voz ou vídeo. Além da versão web, que pode ser acessada pelo Gmail ou pelo Google , ele conta com dois apps: um para Windows e outro para Android, nativo. O primeiro é mais simples, e não apresenta as funções extras do Talk na web, exibindo a lista de contatos em uma janela e as conversas em outra. Já o segundo tem uma série de recursos a mais, como o chat por voz (praticamente uma ligação usando o plano de dados ou Wi-Fi) e a ferramenta de hangouts. Esta última função cria uma videoconferência para duas ou mais pessoas, facilitando a realização de reuniões à distância, por exemplo. O Gtalk peca apenas por ser limitado a usuários de serviços do Google e por não permitir o envio de arquivos. A última “falha”, pelo menos, é facilmente contornada com o envio de um e-mail.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroportoVendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornalO paradoxo do avô é possível? Matemático italiano sugere solução para hipótese de viagem no tempo